Fiadores já podem beneficiar do Regime Extraordinário do crédito à habitação
As novas regras de proteção dos mutuários do crédito à habitação facilitam as condições de acesso ao regime extraordinário. Entre as principais mudanças, o destaque vai para a situação dos fiadores, que passam a poder beneficiar das medidas previstas no regime se forem chamados a assumir as obrigações dos mutuários e demonstrem encontrar-se em situação económica difícil.
Seis em cada 100 famílias não pagam a prestação da casa
Seis em cada 100 famílias não conseguem pagar o empréstimo da casa ao banco. Os dados revelados pelo Banco de Portugal (BDP) indicam que havia 145.766 agregados incumpridores no final de dezembro de 2003, sendo que o número de particulares com crédito vencido baixou ligeiramente.
Vendidas 29 casas de bancos por dia em 2013
Os quatro maiores bancos portugueses – BES, BCP, Santander e CDG – conseguiram “desfazer-se”, no ano passado, de cerca de dez mil casas que tinham em carteira.
Barclays ficou com 540 casas após incumprimentos em 2013
O Barclays passou a ter, no ano passado, mais casas na sua posse, na sequência de incumprimentos com o crédito à habitação.
Crédito à habitação: famílias endividadas com acesso facilitado ao regime extraordinário
A maioria parlamentar (PSD/CDS) vai alterar as regras de acesso ao regime especial para quem tem dificuldades em pagar as prestações da casa.
Só 6% dos PPR resgatados foram usados para prestações da casa em atraso
Desde o início do ano foram resgatados dez mil Planos Poupança-Reforma (PPR), sendo que na maioria dos casos o dinheiro está a ser usado para pagar mensalidades futuras. Segundo o Jornal de Negócios, apenas 6% do montante resgatado foi utilizado para pagar prestações da casa em atraso.
Crédito à habitação: bancos recusaram 80,6% dos pedidos de renegociação
O relatório apresentado ao Parlamento pela Comissão de Avaliação do Regime Extraordinário de renegociação de crédito concluiu que, entre novembro de 2012 e setembro deste ano, foram apresentados 1.626 requerimentos de acesso a este regime a 20 bancos, relativos a 1.486 contratos de crédito à habitaç
entrega de casas aos bancos está a estagnar
o número de casas entregues aos bancos por incumprimentos nos pagamentos está a estagnar.
ihru terá “saúde financeira” em 2015
o presidente do instituto da habitação e reabilitação urbana (ihru), vítor reis, considera que o organismo que lidera vai ter “saúde financeira” em 2015, depois de ter estado perto de uma ruptura de tesouraria em 2012.
cavaco silva dá luz verde às novas regras do crédito à habitação
o presidente da república, cavaco silva, já promulgou as novas regras do crédito à habitação, pelo que a sua publicação em diário da república deverá acontecer em breve.
apemip considera urgente apostar no mercado de arrendamento
a aposta no mercado de arrendamento é “uma questão de sobrevivência”. esta é, pelo menos, a opinião de luís lima, presidente da associação dos profissionais e empresas de mediação imobiliária de portugal (apemip).
ihru quer recuperar 123 milhões de créditos concedidos para financiar 1.600 imóveis
o instituto de habitação e reabilitação urbana (ihru) tem em curso mais de 70 processos para recuperar 123 milhões de euros que emprestou, não tendo sido ressarcido em tempo útil.
todos os dias são entregues 18 casas à banca por incumprimento
no primeiro semestre do ano foram entregues à banca cerca de 3.300 imóveis em dação em pagamento por famílias e promotores imobiliários, o que corresponde a uma média de 18 casas por dia.
crédito à habitação: deco pede aos deputados soluções para combater sobreendividamento
a associação portuguesa para a defesa do consumidor (deco) é ouvida esta sexta-feira (dia 13) pelos deputados do grupo de trabalho dedicado aos contratos de crédito à habitação.
banca está contra a entrega de casas para liquidar dívidas
a banca quer travar a legislação das novas regras do crédito à habitação que estão a ser discutidas pelos partidos. entre as propostas em estudo está uma que prevê a possibilidade de entregar a casa ao banco para liquidar o empréstimo.
novas regras do crédito à habitação entram em vigor este ano
as novas regras do crédito à habitação, que foram debatidas no parlamento e serão discutidas na especialidade, devem entrar em vigor até ao final do ano. uma garantia dada pelo deputado do psd antónio leitão amaro. “queremos que o problema das famílias tenha uma solução rápida e breve.
parlamento europeu aprova entrega da casa ao banco para saldar dívidas
à semelhança do que sucede em portugal, também na europa se discutem questões relacionadas com o crédito à habitação, visto que há cada vez mais pessoas a sentir dificuldade para cumprir pagar a prestação da casa ao banco.
deputados querem impedir penhora da casa por falta de pagamento de outros créditos de baixo valor
os deputados do cds-pp e do pcp querem impedir que a habitação permanente possa ser penhorada por falta de pagamento de outros empréstimos de baixo valor.
crédito à habitação representa cerca de 80% das dívidas dos portugueses
a maior parte das dívidas dos portugueses (cerca de 80%) estão relacionadas com o crédito à habitação, segundo um inquérito à situação financeira das famílias, realizado pelo banco de portugal e pelo instituto nacional de estatísticas.
quase 40 pessoas por dia deixam de pagar a prestação da casa
no ano passado, deixaram de pagar a prestação da casa ao banco, em média, 36 pessoas por dia.
cgd permite troca de casa em caso de dificuldades com a prestação
a caixa geral de depósitos (cgd) lançou um programa que permite às famílias sobrecarregadas com o crédito à habitação trocar de casa. o programa vai começar a ser apresentado aos clientes.
grupo de trabalho debate na próxima semana incumprimento no crédito à habitação
as hipóteses de ser criado em portugal um enquadramento legal que, tal como acontece em espanha, permita que a entrega de um imóvel seja suficiente para saldar as dívidas ao banco parecem estar cada vez mais próximas.
governo estuda alteração nas regras do crédito à habitação
a decisão do tribunal de portalegre de permitir que a entrega de uma casa fosse suficiente para saldar a dívida à banca na sequência de incumprimentos com o crédito à habitação pode mudar o panorama imobiliário em portugal.
banca recebeu quase sete mil casas no ano passado por incumprimentos
no ano passado, as famílias e os promotores imobiliários entregaram aos bancos, na sequência de incumprimentos nos créditos à habitação, quase sete mil casas.