Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Seis em cada 100 famílias não pagam a prestação da casa

BDP registou um total de 2,35 milhões de créditos à habitação, que representam 110 mil milhões de euros.
Autor: Redação

Seis em cada 100 famílias não conseguem pagar o empréstimo da casa ao banco. Os dados revelados pelo Banco de Portugal (BDP) indicam que havia 145.766 agregados incumpridores no final de dezembro de 2003, sendo que o número de particulares com crédito vencido baixou ligeiramente. De acordo com a Central de Responsabilidades de Crédito, no último trimestre do ano passado houve menos 426 famílias a falhar o pagamento da prestação: eram 146.192 famílias no final do terceiro trimestre.

Segundo o Dinheiro Vivo, que se apoia nos dados do BDP, a explicar esta pequena redução poderá estar o fim da recessão na Zona Euro e também em Portugal, bem como o alívio que o final do ano trouxe: os níveis de desemprego recuaram e já houve uma ténue criação de emprego. Paralelamente, os níveis de confiança também melhoraram.

Estes fatores podem ter ajudado a contribuir para que os portugueses estejam a conseguir cumprir com a prestação acordada no respetivo crédito à habitação, sendo que este é, por norma, o último que as famílias deixam de pagar. Sublinhe-se que o BDP registou um total de 2,35 milhões de créditos à habitação, que no conjunto representam 110 mil milhões de euros.