Hugo Santos Ferreira, presidente da APPII

Hugo Santos Ferreira reeleito líder da APPII: “Sentimo-nos renovados”

Hugo Santos Ferreira foi reeleito, por unanimidade, presidente da Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários (APPII), tendo a Assembleia Geral decorrido dia 25 de junho de 2025. “Fomos eleitos por unanimidade (…) para mais um mandato à frente desta associação, sentimo-nos hoje renovados, com sentimento de renovado compromisso, com o futuro da associação e do setor que juntos temos vindo a construir”, disse Hugo Santos Ferreira, citado em comunicado.
Flex Living em Portugal

Novas formas de habitar: “Há uma procura enorme de modelos alternativos”

A edição de 2025 do Salão Imobiliário de Portugal (SIL) arrancou esta quinta-feira (10 de abril de 2025), em simultâneo com a Tektónica, com uma conferência dedicada aos novos modelos de habitar. “Há uma procura enorme de modelos alternativos”, revela Maria Empis, Head of Residential da JLL Portugal. Uma ideia, de resto, deixada pelos vários oradores que marcaram presença no evento, que decorreu na FIL, no Parque das Nações.

Os negócios imobiliários que marcaram o ano de 2024

O ano de 2024 mostrou que Portugal continua a ser um destino atrativo e uma espécie de porto seguro para os investidores imobiliários nacionais e internacionais. Uma terra de oportunidades, apesar das incertezas existentes e das críticas de alguns players do setor, nomeadamente às burocracias existentes e à instabilidade fiscal. Foram vários, de resto, os negócios que movimentaram milhões de euros ao longo do ano. Passamos em revista algumas dessas transações.
Comprar imóveis em Lisboa

Investir em imóveis: Lisboa é a 10ª cidade mais atrativa da Europa

Os investidores já estão de olhos postos nas compras de imóveis para 2025. E a localização tem um peso expressivo nas suas decisões. No mapa europeu, Lisboa destaca-se como a 10ª cidade mais atrativa para investir em imobiliário no próximo ano. Mas perdeu atratividade face ao ano passado.
Investidores imobiliários

Investidores residenciais estão de olho em imóveis comerciais: porquê?

Há uma nova tendência identificada no mercado imobiliário português. Os habituais investidores em habitação estão a olhar cada vez mais para imóveis comerciais, como lojas de rua, pequenos hotéis ou supermercados. Isto acontece por vários motivos, como a procura por retornos mais elevados, segurança e gestão descomplicada dos seus ativos.
Investidores imobiliários em Portugal

Novo crowdfunding imobiliário envolve casas de luxo em Lisboa

Os investidores interessados no mercado imobiliário de luxo de Lisboa têm uma nova oportunidade na calha. A plataforma espanhola de crowdfunding imobiliário Urbanitae anunciou uma oportunidade de investimento no projeto Castilho 3, que vai colocar seis casas de luxo no mercado lisboeta.
Imóveis públicos vazios

Imóveis públicos serão hotéis para apoiar turismo no interior

O turismo pode ser uma importante via para reanimar a economia do interior do país. É neste sentido que a Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo quer colocar no mercado imóveis públicos devolutos. A ideia passa por seduzir investidores privados a transformar estes imóveis em hotéis, onde há falta de alojamento para turistas.
Sustentabilidade e eficiência energética no imobiliário

Eficiência energética: “Muito do parque habitacional está obsoleto”

Falar do setor imobiliário significa também falar de sustentabilidade, dos critérios ESG (Environmental, Social e Governance) e de eficiência energética. O tema está, cada vez mais, na ordem do dia, tendo estado em foco no evento “Do caos às soluções: Pensar a habitação em Portugal”, organizado pela Wire Portugal (Women in Real Estate) e realizado esta quinta-feira (3 de outubro de 2024) em Lisboa. E se é verdade que Portugal continua a ser um destino atrativo para os investidores imobiliários, também é verdade que “muito do parque habitacional existente no país está obsoleto”. “Temos de acelerar o plano de eficiência energética”, avisa Florence Ricou, CEO da Insula Capital, salientando que, entre os investidores, este é um tema que está constantemente em cima da mesa.
Zonas mais procuradas pelos investidores estrangeiros em Portugal

Cascais, Tavira, Braga e Guimarães atraem investidores estrangeiros

Cascais, Tavira e Braga e Guimarães são os quatro destinos turísticos mais procurados em Portugal pelos investidores estrangeiros, segundo o Market Report Portugal, um conjunto de relatórios de research realizados pela imobiliária alemã Engel & Völkers (E&V) em parceria com o Instituto de Marketing Research.  
Investimento imobiliário na Europa

Investimento imobiliário na Europa recupera: sobe 18% até junho

O investimento imobiliário na Europa está em rota de recuperação, somando cerca de 44,5 mil milhões de euros no segundo trimestre de 2024, mais 18% do que no trimestre anterior, revela a Savills. E as rentabilidades médias permanecem estáveis em todos os segmentos do imobiliário na Europa pela primeira vez em nove meses.
Investimento imobiliário em Portugal

Investidores brasileiros e norte-americanos de pedra e cal em Portugal

Portugal entrou no radar dos investidores imobiliários estrangeiros e, apesar do interesse parecer estar a abrandar – os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que a queda nas transações de casas foi mais expressiva por parte dos compradores estrangeiros do que nacionais –, o país continua na mira. Do Brasil e dos EUA o “apetite” por Portugal mantém-se forte, dizem ao idealista/news especialistas da mediação imobiliária dos dois países, antecipando mais negócios imobiliários nos próximos tempos. 
Investimento imobiliário em Portugal

Imobiliário atrai investidores: “É fácil fazer negócios em Portugal"

O imobiliário comercial tem passado por vários desafios ao longo do último ano. As elevadas taxas de juro, a par da instabilidade macroeconómica retraiu o investimento e até desvalorizou imóveis. Mas há investidores que continuam de pedra e cal no país. “A nossa atividade em Portugal é tremendamente satisfatória”, admite Ismael Clemente, CEO da Merlin Properties, em entrevista ao idealista/news. “É um país onde é muito fácil fazer negócios [imobiliários] e esse é o segredo do seu sucesso. Portanto, aumentar a exposição em Portugal faz parte dos nossos planos”, admite o responsável.
Construir casas em Portugal

Casas acessíveis? "Preços não cruzam com custos de construção"

À partida, construir casas para a classe média parece ser uma boa aposta, tendo em conta a elevada procura que existe em Portugal. Mas, no final de contas, colocar casas no mercado a preços acessíveis para estas famílias revela-se muito difícil. “O problema hoje é que os números não cruzam, porque temos custos de construção que aumentaram brutalmente depois da pandemia e o preço dos terrenos também tem estado a aumentar”, comenta Nuno Santos, Head of Portugal da RE Capital, em entrevista ao idealista/news. Somando estes custos aos impostos na construção, uma casa de 100 metros quadrados já iria chegar ao mercado por mais de 250 mil euros. “Para que o negócio seja interessante para os investidores, temos de ir para um preço de venda que já não faz sentido para a classe média”, garante o responsável.
Casas novas em Oeiras

Oeiras Tech City vai oferecer 1.000 casas e custará 200 milhões

O concelho de Oeiras, junto à capital, vai assistir brevemente ao nascimento de uma nova “minicidade”. É aqui que vai ser desenvolvido o Oeiras Tech City, um megaprojeto imobiliário que vai colocar 1.000 casas no mercado e ainda novos espaços comerciais e de serviços. Trata-se de um empreendimento que vai requerer o investimento total de 200 milhões de euros, avançou Nuno Santos, Head of Portugal da RE Capital, ao idealista/news.
Comprar casas de luxo em Portugal

Casas de luxo: Portugal é um dos 10 países preferidos para investir

Portugal continua na mira dos investidores imobiliários internacionais, apesar das recentes alterações legislativas que colocaram um ponto final para os vistos gold e regime de residentes não habitais (RNH). Esta é uma conclusão apresentada pelo ‘The Wealth Report 2024' da Knight Frank, que coloca Portugal entre os 10 países preferidos para comprar casas de luxo em 2024.
Empresa ajuda investidores imobiliários

Investir ou viver em Portugal? Imobiliária do Warren Buffett ajuda

O imobiliário em Portugal continua a atrair investidores apesar do contexto económico incerto, do fim dos vistos gold e do regime de residentes não habituais. Mas muitos investidores que pretendem apostar no setor imobiliário português precisam de ajuda para gerir o seu património de luxo e até para gerar receitas. Foi tendo em conta as necessidades de quem quer investir ou viver no nosso país que a Berkshire Hathaway HomeServices | Portugal Property, a imobiliária do multimilionário Warren Buffett, decidiu criar a Property Management Portugal, juntamente com a Tripwix Vacation Rentals, empresa especializada em arrendamento temporário de luxo.