Investidor francês trava fecho de 31 lojas da Claire’s em Portugal
O investidor francês Julien Jarjoura comprou o negócio da Clarie’s na Europa, travando o encerramento das 31 lojas desta marca de bijuteria em Portugal.
Arrendamento acessível: investidores com mais incentivos fiscais
Dinamizar o arrendamento a preços acessíveis em Portugal é um dos grandes objetivos do Executivo de Montenegro.
Vender a casa e ficar nela: “Valor transforma-se em qualidade de vida”
O envelhecimento da população em Portugal é uma questão social urgente, sobretudo, para muitos idosos que enfrentam sozinhos o aumento do custo de vida com baixas pensões.
APPII aposta em renovação executiva para fortalecer setor imobiliário
A Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários (APPII) anunciou uma nova estrutura de liderança com o objetivo de reforçar a sua capacidade de resposta aos desafios que o setor enfrenta. Hugo Santos Ferreira mantém-se como presidente da associação, após ter sido reeleito em junho, e passa agora a contar com Manuel Maria Gonçalves como novo CEO, responsável pela condução executiva da organização.
Comprar casa para arrendar em Portugal rende 6,9% - e tem menor risco
Investir em habitação poderá vir a ser ainda mais atrativo. O Governo anunciou um conjunto de incentivos fiscais para quem coloque casas para arrendar até 2.300 euros (e com contratos de, pelo menos, três anos), entre as quais se destaca a redução da taxa de IRS de 25% para 10%. É neste contexto que comprar casa para arrendar em Portugal poderá tornar-se ainda mais interessante para quem tem dinheiro para investir. De acordo com os dados do idealista (editor desta newsletter), este negócio teve uma rentabilidade bruta de 6,9% no terceiro trimestre de 2025, apresentando menos riscos do que há um ano.
Investimento imobiliário em debate no Estoril segunda e terça-feira
Durante dois dias, vários temas que marcam a atualidade do setor imobiliário e da construção estarão em debate no Hotel Palácio Estoril, que vai acolher a 9ª edição do Portugal Real Estate Summit. Trata-se de um evento que junta investidores nacionais e internacionais para discutir e analisar as tendências do momento e oportunidades de investimento imobiliário no país.
Casas turísticas: “A excelente alternativa para a reabilitação urbana”
A reabilitação urbana tem ajudado a dar luz às cidades portuguesas, oferecendo nova vida a imóveis devolutos, e não apenas na área residencial.
Conversão de imóveis devolutos em casas turísticas acelera em Portugal
A transformação de edifícios antigos em casas turísticas é um modelo de negócio cada vez mais procurado por investidores imobiliários, que pretendem rendimentos estáveis no longo prazo.
Hugo Santos Ferreira reeleito líder da APPII: “Sentimo-nos renovados”
Hugo Santos Ferreira foi reeleito, por unanimidade, presidente da Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários (APPII), tendo a Assembleia Geral decorrido dia 25 de junho de 2025. “Fomos eleitos por unanimidade (…) para mais um mandato à frente desta associação, sentimo-nos hoje renovados, com sentimento de renovado compromisso, com o futuro da associação e do setor que juntos temos vindo a construir”, disse Hugo Santos Ferreira, citado em comunicado.
Warren Buffett deixa presidência da Berkshire Hathaway no final do ano
O investidor Warren Buffett anunciou que tenciona deixar no final do ano o cargo de presidente executivo da ‘holding’ Berkshire Hathaway, da qual é o principal acionista e que lidera há mais de 60 anos. No entanto, vai manter-se como presidente do Conselho de Administração.
Novas formas de habitar: “Há uma procura enorme de modelos alternativos”
A edição de 2025 do Salão Imobiliário de Portugal (SIL) arrancou esta quinta-feira (10 de abril de 2025), em simultâneo com a Tektónica, com uma conferência dedicada aos novos modelos de habitar. “Há uma procura enorme de modelos alternativos”, revela Maria Empis, Head of Residential da JLL Portugal. Uma ideia, de resto, deixada pelos vários oradores que marcaram presença no evento, que decorreu na FIL, no Parque das Nações.
MIPIM volta a ser palco do imobiliário global de 11 a 14 de março
Aquela que é considerada a maior feira do imobiliário global está prestes a arrancar. O MIPIM 2025 vai voltar a reunir no Palais des Festivals, em Cannes (França), milhares de profissionais do imobiliário de todo o mundo de 11 a 14 de março.
Os negócios imobiliários que marcaram o ano de 2024
O ano de 2024 mostrou que Portugal continua a ser um destino atrativo e uma espécie de porto seguro para os investidores imobiliários nacionais e internacionais. Uma terra de oportunidades, apesar das incertezas existentes e das críticas de alguns players do setor, nomeadamente às burocracias existentes e à instabilidade fiscal. Foram vários, de resto, os negócios que movimentaram milhões de euros ao longo do ano. Passamos em revista algumas dessas transações.
Investir em imóveis: Lisboa é a 10ª cidade mais atrativa da Europa
Os investidores já estão de olhos postos nas compras de imóveis para 2025. E a localização tem um peso expressivo nas suas decisões. No mapa europeu, Lisboa destaca-se como a 10ª cidade mais atrativa para investir em imobiliário no próximo ano. Mas perdeu atratividade face ao ano passado.
Investidores residenciais estão de olho em imóveis comerciais: porquê?
Há uma nova tendência identificada no mercado imobiliário português. Os habituais investidores em habitação estão a olhar cada vez mais para imóveis comerciais, como lojas de rua, pequenos hotéis ou supermercados. Isto acontece por vários motivos, como a procura por retornos mais elevados, segurança e gestão descomplicada dos seus ativos.
Novo crowdfunding imobiliário envolve casas de luxo em Lisboa
Os investidores interessados no mercado imobiliário de luxo de Lisboa têm uma nova oportunidade na calha. A plataforma espanhola de crowdfunding imobiliário Urbanitae anunciou uma oportunidade de investimento no projeto Castilho 3, que vai colocar seis casas de luxo no mercado lisboeta.
Imóveis públicos serão hotéis para apoiar turismo no interior
O turismo pode ser uma importante via para reanimar a economia do interior do país. É neste sentido que a Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo quer colocar no mercado imóveis públicos devolutos. A ideia passa por seduzir investidores privados a transformar estes imóveis em hotéis, onde há falta de alojamento para turistas.
SIGI chegaram há 5 anos - mas investidores revelam falta de interesse
As Sociedades de Investimento e Gestão Imobiliária (SIGI) chegaram a Portugal há cinco anos. Mas tem-se sentido falta de interesse por parte dos investidores na compra de títulos das três SIGI que existem no país.
Eficiência energética: “Muito do parque habitacional está obsoleto”
Falar do setor imobiliário significa também falar de sustentabilidade, dos critérios ESG (Environmental, Social e Governance) e de eficiência energética. O tema está, cada vez mais, na ordem do dia, tendo estado em foco no evento “Do caos às soluções: Pensar a habitação em Portugal”, organizado pela Wire Portugal (Women in Real Estate) e realizado esta quinta-feira (3 de outubro de 2024) em Lisboa. E se é verdade que Portugal continua a ser um destino atrativo para os investidores imobiliários, também é verdade que “muito do parque habitacional existente no país está obsoleto”. “Temos de acelerar o plano de eficiência energética”, avisa Florence Ricou, CEO da Insula Capital, salientando que, entre os investidores, este é um tema que está constantemente em cima da mesa.
Grupo Lakhani investe 70 milhões em mais de 20 projetos em Portugal
O Grupo Lakhani (TLG Global) prepara-se para abrir portas a três novos hotéis em Portugal em 2025, mas não só. Tem mais de 20 projectos em desenvolvimento no país, num investimento global acima dos 70 milhões de euros.
Cascais, Tavira, Braga e Guimarães atraem investidores estrangeiros
Cascais, Tavira e Braga e Guimarães são os quatro destinos turísticos mais procurados em Portugal pelos investidores estrangeiros, segundo o Market Report Portugal, um conjunto de relatórios de research realizados pela imobiliária alemã Engel & Völkers (E&V) em parceria com o Instituto de Marketing Research.
Antiga fábrica da Jomar transformada em casas, comércio e hotel
Matosinhos, nos arredores do Porto, vai receber um novo empreendimento imobiliário. Em causa está um projeto para construir habitação, comércio, serviços, um hotel e um parque urbano, nos terrenos da antiga Jomar, fábrica de madeira e derivados desativada em 2016, à margem da A28.
Investimento imobiliário na Europa recupera: sobe 18% até junho
O investimento imobiliário na Europa está em rota de recuperação, somando cerca de 44,5 mil milhões de euros no segundo trimestre de 2024, mais 18% do que no trimestre anterior, revela a Savills. E as rentabilidades médias permanecem estáveis em todos os segmentos do imobiliário na Europa pela primeira vez em nove meses.
Investidores brasileiros e norte-americanos de pedra e cal em Portugal
Portugal entrou no radar dos investidores imobiliários estrangeiros e, apesar do interesse parecer estar a abrandar – os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que a queda nas transações de casas foi mais expressiva por parte dos compradores estrangeiros do que nacionais –, o país continua na mira. Do Brasil e dos EUA o “apetite” por Portugal mantém-se forte, dizem ao idealista/news especialistas da mediação imobiliária dos dois países, antecipando mais negócios imobiliários nos próximos tempos.
Edifício do Tribunal da Relação vendido a investidores privados
A zona ribeirinha junto ao Cais do Sodré, em Lisboa, foi palco de uma nova transação imobiliária. Um conjunto de investidores privados comprou o edifício de escritórios, que hoje está ocupado pelo Tribunal da Relação, por um valor não revelado.