
Os investidores já estão de olhos postos nas compras de imóveis para 2025. E a localização tem um peso expressivo nas suas decisões. No mapa europeu, Lisboa destaca-se como a 10ª cidade mais atrativa para investir em imobiliário no próximo ano. Mas perdeu atratividade face ao ano passado.
Este ranking das cidades europeias mais atrativas para investir em imóveis em 2025 foi publicado recentemente pela PwC e pela Urban Land Institute (ULI), que ouviram mais de mil especialistas de empresas imobiliárias, fundos, investidores institucionais e bancos.
Lisboa, a única cidade portuguesa entre as 30 analisadas, foi considerada a décima mais atrativa para investir em imobiliário no próximo ano. Assim, a capital portuguesa continua no top10 das cidades europeias que mais despertam interesse, muito embora tenha caído duas posições face ao ranking de 2024 (quando se encontrou em 8º lugar).
A liderar o ranking de 2025 está Londres, que ocupa o primeiro lugar pelo quarto ano consecutivo muito devido à sua resiliência, à sua grande liquidez e à sua atratividade para os investidores. Em segundo lugar está Madrid, que subiu seis degraus desde 2020, registando, assim, a sua melhor posição nesta que é a 23ª edição deste ranking. Aliás, a capital espanhola foi mesmo a única cidade entre as 10 primeiras que conseguiu subir de posição, muito devido ao seu “crescimento económico, população estável, qualidade de vida, estabilidade política e acolhimento de estudantes, turistas e imigrantes”, lê-se no documento.
Em terceiro lugar neste ranking está Paris, que continua a ter um mercado forte, apesar de ter caído para a terceira posição. O relatório da PwC e da ULI indica ainda que a capital francesa continua a beneficiar dos efeitos dos investimentos realizados no âmbito dos Jogos Olímpicos de Paris.
Berlim mantém-se na quarta posição, enquanto as restantes cidades alemãs, "que desde 2021 estavam em baixa no ranking, começam agora a apresentar sintomas de uma recuperação suave, apesar das preocupações com a evolução da economia na Alemanha. Munique, Frankfurt e Hamburgo tornaram-se mais atrativas para investir em imobiliário subindo para a quinta, oitava e nona posições, respetivamente.
O top 10 das cidades europeias mais atrativas para investir em imóveis em 2025 fica completo com Amesterdão (6º) e Milão (7º), seguidas de Barcelona, Varsóvia, Viena, Bruxelas e Zurique.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta