
IRS Jovem 2025: prazo para a nova declaração termina esta quarta-feira
Os jovens trabalhadores que entregaram a declaração de rendimentos de 2024 sem acionar o IRS Jovem ainda poderão pedir acesso a este incentivo fiscal até esta quarta-feira (30 de julho de 2025), submetendo uma declaração de substituição no Portal das Finanças.

Isenção jovem de IMT e IS dá despesa ao Estado de 116 milhões de euros
A corrida à compra de casa por jovens começou a instalar-se em Portugal a partir de agosto de 2024, altura em que a isenção de IMT e Imposto de Selo (IS) entrou em vigor.

IRS Jovem: como conseguir uma poupança mais alta a longo prazo
Com a entrada em vigor do novo modelo do IRS Jovem em 2025, muitos jovens passam a ter um alívio mensal no seu orçamento. Esta isenção parcial (ou total, no primeiro ano) do imposto sobre o rendimento representa uma oportunidade única.

IRS 2025: novas regras do IRS Jovem ainda não entram em vigor
Começaste a preencher o IRS e foste apanhado de surpresa? Não estás sozinho. Muitos jovens adultos, ao prepararem a declaração de IRS em 2025, descobriram que as novas regras do IRS Jovem ainda não se aplicam.

IRS Jovem: tenho 23 anos e comecei agora a trabalhar, tenho direito?
A entrada em vigor do IRS Jovem, que se destina a jovens até aos 35 anos, tem gerado dúvidas entre os trabalhadores. Quem pode, afinal, beneficiar do IRS Jovem e qual o valor da isenção em 2025? E como solicitar o IRS Jovem à entidade empregadora? Damos resposta a estas e outras perguntas no artigo desta semana da Deco Alerta.

IRS Jovem já está em vigor: o que é, quem beneficia e como aderir?
O novo IRS Jovem já está em vigor desde o passado dia 1 de janeiro de 2025. E tem gerado uma onda de dúvidas entre os trabalhadores mais jovens que pretendem aderir aos descontos no IRS nos salários.

IRS 2025: estas são as novas tabelas de retenção na fonte
Já são conhecidas as tabelas de retenção de IRS para 2025, que prometem aumentar os rendimentos líquidos dos trabalhadores e pensionistas.

IRS: aprovada atualização dos escalões em 4,6% e "novo" IRS Jovem
O Parlamento aprovou esta sexta-feira (25 de novembro de 2011) a atualização em 4,6% dos limites dos escalões de rendimento do IRS proposta no Orçamento do Estado para 2025 (OE2025), cuja votação na espacialidade já arrancou. Também luz verde por parte dos deputados da Comissão de Orçamento e Finanças teve o alargamento do IRS Jovem, uma medida que tem um custo estimado de 525 milhões de euros.

Do IRS Jovem à habitação: as medidas do OE2025 que mexem na carteira
A proposta de Orçamento do Estado para 2025 (OE2025) foi entregue esta quinta-feira, dia 10 de outubro, no Parlamento e traz várias mudanças que vão tocar as finanças públicas, bem como a carteira das famílias no próximo ano.

Governo reforça redução fiscal no OE2025 para travar emigração jovem
O Governo da AD considera que a emigração dos jovens portugueses é uma questão urgente que merece ser tratada com prioridade.

Rendas, mais-valias e IRS Jovem aguardam luz verde do Parlamento
Há várias alterações fiscais recentemente aprovadas no Parlamento que vão mexer com a carteira dos portugueses. Uma das mudanças foi a isenção do IMT e Imposto de Selo na compra da primeira casa para os jovens até aos 35 anos.

IRS Jovem tem taxas até 15% sem somar a benefícios do RNH e Regressar
A proposta de lei do Governo de Montenegro para mudar IRS Jovem a partir de 2025 já chegou à Assembleia da República, aplicando uma taxa máxima de 15% até aos rendimentos do 8.º escalão. Mas o documento revela que os jovens trabalhadores com o estatuto de residente não habitual (RNH) ou que beneficiem do programa Regressar não poderão somar estes regimes fiscais ao IRS Jovem.

IRS Jovem: é possível optar por regime todos os anos (e até alterar)
A opção pelo IRS Jovem para quem já esteja a beneficiar do regime é anual e pode ser renovada ou alterada a cada ano, segundo precisou à Lusa o Ministério das Finanças.
"Os contribuintes que, em 2024, beneficiem do atual IRS Jovem (na atual redação do artigo 12.º-B do Código do IRS) poderão optar p

IRS Jovem: Governo aprova taxa máxima até 15% até aos 35 anos
O Governo aprovou esta quinta-feira (23 de maio de 2024), em Conselho de Ministros, o novo regime do IRS Jovem, que contempla o pagamento de um terço da taxa de imposto até um máximo de 15% para todos os rendimentos de trabalho de pessoas até aos 35 anos.

Redução do IRS que Governo vai aprovar ronda os 200 milhões de euros
O ministro das Finanças, Miranda Sarmento, defendeu na sexta-feira, dia 12 de abril, que a redução de IRS prometida pelo Governo é "mais ambiciosa" do que a medida que vigora desde o início de 2024, mas clarificou que rondará os 200 milhões de euros.
Em entrevista à RTP, Miranda Sarmento clarificou

IRS Jovem em 2024: o que muda e como fazer
Enfrentar os desafios do mercado de trabalho para os mais jovens é uma realidade constante. No entanto, existem benefícios que podem passar despercebidos, como é exemplo, o IRS Jovem, que proporciona descontos no imposto ao longo dos primeiros cinco anos de trabalho.

IRS Jovem muda em 2024: quanto se vai poupar em 5 anos?
O IRS Jovem é uma das medidas em destaque na proposta de Orçamento do Estado para 2024 (OE2024). O Governo vai investir mais 200 milhões para reforçar este mecanismo e o modelo atualmente em vigor terá novas regras. A partir do próximo ano, os jovens não terão que pagar IRS sobre os rendimentos do primeiro ano de trabalho. Além disso, e nos anos seguintes, o montante salarial isento de imposto também aumenta. Explicamos tudo sobre as novas regras do IRS Jovem.
IRS Jovem a tempo e horas: tudo o que tens de saber
A entrega do IRS ao Fisco termina no final do mês de junho. Se tens entre 18 e 30 anos e ainda não submeteste a declaração nas Finanças, confirma primeiro se tens direito ao IRS Jovem, um benefício fiscal criado para ajudar os jovens nos primeiros anos de carreira através de um desconto no imposto durante cinco anos. Neste guia prático, o idealista/news dá resposta a várias dúvidas sobre este regime especial de tributação - desde as rendas de casa até como declarar um ato isolado - e apresenta dicas para ajudar-te a perceber como podes aderir e preencher o IRS Jovem em 2023.

Arrendamento a estudantes: como se deduz o valor da renda no IRS?
Arriscaste no teu percurso académico e decidiste ir estudar para longe de casa? E entraste? Parabéns! És oficialmente um estudante universitário deslocado.

Como fazer o IRS pela primeira vez? E quando?
A entrega do teu primeiro IRS pode parecer um bicho de sete cabeças, com vários quadros, anexos e códigos a preencher é normal que vão surgindo algumas dúvidas. A verdade é que parece mais complicado do que efetivamente é.

IRS Jovem 2023: como aderir e quem tem direito
O IRS Jovem foi uma das iniciativas criadas pelo Governo em 2020, e que continua disponível a fim de ajudar os jovens nos primeiros anos de carreira.
OE2023: Governo quer ajustar taxas de IRS a quem tem aumento salarial
O Governo quer criar um mecanismo de ajustamento das taxas de IRS a todos os que tenham aumentos salariais no âmbito do acordo de médio prazo de rendimento e competitividade que está a ser negociado na Concertação Social.
A medida está prevista numa versão da proposta de lei das Grandes Opções (GO)

OE2022: estas são as principais alterações aprovadas
O processo do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) termina esta sexta-feira, dia 27 de maio de 2021, com a aprovação garantida em votação final global graças à maioria absoluta do PS, após quatro dias de votações e debate na especialidade. E durante este processo foram aprovadas várias propostas de alteração ao orçamento - ainda assim representam menos de 10% das cerca de 1.500 propostas submetidas pelos partidos. Conhece neste artigo quais foram as propostas de alteração do OE2022 aprovadas e o que vai mudar na tua vida.

IRS Jovem: tudo o que tens de saber sobre benefícios e requisitos
Com a data da entrega da declaração do IRS (dia 1 de abril até dia 30 de junho) a aproximar-se, começam a surgir dúvidas acerca do tema.