Aliança visa construir uma carteira de ativos ‘light industrial’ e logísticos sustentáveis estrategicamente localizados no país.
Comentários: 0
Negócios imobiliários
Alto BP, parque industrial/logístico situado em Vila Franca de Xira Créditos: ECS Portugal

A Patron Capital, investidor institucional pan-europeu (com sede em Londres) focado em investimentos imobiliários, e o seu parceiro INBRIGHT, investidor, promotor e gestor de ativos de origem alemã especializado no setor industrial ligeiro e logístico, lançaram um novo programa de investimento de 100 milhões de euros em Portugal. Uma “união” que visa construir uma carteira de ativos ‘light industrial’ e logísticos sustentáveis estrategicamente localizados no país, revela em comunicado a INBRIGHT. 

“A primeira aquisição já foi concluída com sucesso: o Alto BP, um parque industrial/logístico multi-inquilino com 16.259 metros quadrados (m2) de área bruta locável (GLA) situado em Vila Franca de Xira, na área metropolitana de Lisboa”, refere a empresa, sem divulgar o valor da transação. O imóvel era detido pelos fundos geridos pela private equity ECS e está 90% ocupado, sendo o seu principal arrendatário uma entidade pública, entre outras PMEs, adianta a INBRIGHT.

Segundo se lê na nota, a parceria entre a Patron Capital e a INBRIGHT terá como foco principal a aquisição de ativos com potencial de valorização, permitindo a sua renovação segundo padrões modernos de eficiência energética, sobretudo na Grande Lisboa e no Grande Porto, estando “previstas aquisições seletivas noutras regiões economicamente dinâmicas de Portugal, ‘clusters’ industriais e centros logísticos estratégicos”.  

Setor ‘light industrial’ e logístico é oportunidade de investimento atrativa

De acordo com a INBRIGHT, que foi constituída em 2020 e tem escritórios em Berlim (Alemanha) e Lisboa, o setor ‘light industrial’ e logístico em Portugal representa uma oportunidade de investimento atrativa, impulsionada por um conjunto de fatores positivos, incluindo uma oferta limitada de espaços modernos e eficientes. 

“Com uma taxa de desocupação inferior a 5% e um ‘pipeline’ restrito de novos projetos, além de um ‘stock’ envelhecido e não alinhado com os padrões ESG, o mercado apresenta um contexto favorável para investidores com experiência em gestão de ativos”, lê-se na nota.

De referir que esta é a segunda parceria entre a Patron Capital e a INBRIGHT, após o sucesso da sua estratégia de investimento de 250 milhões de euros no mesmo setor na Alemanha. 

Investimento em imobiliário comercial em Portugal
Christoph Gumlich, Managing Partner da INBRIGHT Portugal Créditos: INBRIGHT Development GmbH | Simon Wegener Photography

Ocupantes procuram “espaços modernos, eficientes e de alta qualidade”

Citado no documento, Jonatas Szkurnik, Senior Partner e Investment Director na Patron Capital, diz que as empresas identificaram “um potencial significativo no mercado industrial ligeiro e logístico em Portugal, impulsionado por uma procura robusta de ocupantes que buscam espaços modernos, eficientes e de alta qualidade”. 

“Além disso, verificamos uma crescente procura por parte de empresas que procuram soluções de 'sale & leaseback', permitindo-lhes libertar capital para reinvestir nos seus negócios principais. A Patron Capital e a INBRIGHT Portugal possuem a flexibilidade e o capital necessários para oferecer soluções de financiamento e disponibilizar espaços modernos ao mercado”, acrescenta. 

Do lado da INBRIGHT Portugal, o Managing Partner Christoph Gumlich comenta que a primeira aquisição em Portugal, o Alto BP, “reflete o foco do programa em ativos localizados em zonas estratégicas, com elevado potencial de valorização através de uma gestão de ativos ativa e reabilitação sustentável”. 

“Existe uma procura crescente por propriedades industriais ligeiras e logísticas modernas e alinhadas com os padrões ESG em Portugal. A nossa experiência permite-nos desenvolver e gerir ativos de elevada qualidade, que respondem às necessidades do mercado, melhoram os padrões de sustentabilidade e capturam oportunidades de crescimento”, sustenta. 

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta