Rumores
Redução de pessoal no Estado foi o dobro da exigida pela Troika: Terminado 2013, o Governo português ultrapassou largamente os objectivos de saída de trabalhadores do Estado com que se comprometeu com a Troika.
cavaco silva defende “compromisso de salvação nacional” (vídeo)
o presidente da república falou esta quarta-feira à noite ao pais, exigindo um acordo alargado entre psd, ps e cds-pp que estabeleça um "compromisso de salvação nacional", dê garantias aos mercados e defina já um calendário para eleições antecipadas, que se realizarão sempre após junho de 2014, altu
governo recusa novo corte no salário mínimo sugerido pela troika
as autoridades internacionais, que estiveram em lisboa na semana passada para uma visita intercalar, propuseram a redução do salário mínimo e um novo corte de quatro dias nas indemnizações por despedimento.
função pública suporta quase metade dos cortes até 2014
entre este ano e o próximo, o governo vai ter de poupar um total de 4700 milhões de euros no âmbito da reforma do estado, dos quais 46% incidem sobre a função pública.
rumores
governo prevê que tc chumbe medidas no valor de 780 milhões: a “troika” não deverá impor mais medidas de austeridade para compensar as que forem chumbadas pelo tribunal constitucional (tc), revelou o jornal sol, dando conta que no governo as expectativas apontam para um impacto de 780 milhões com os
número de famílias falidas quadruplicou com a “troika”
o número de famílias falidas em portugal quadruplicou entre o início de 2011 e o final de 2012, período marcado pela aplicação do programa de ajustamento do governo e da “troika” e pelo afastamento do país dos mercados de crédito.
lei das rendas entra (finalmente) em vigor – resumo 2012
muito se escreveu em 2012, e também em 2011, sobre a nova lei das rendas, que só entrou em vigor no final do ano, dia 12 de novembro.
estado arrecada 6,4 mil milhões de euros com privatizações
o conselho de ministros anunciou, esta quinta-feira, que a francesa vinci venceu a corrida à privatização da ana – aeroportos de portugal, ficando com a concessão, durante 50 anos, da actividade de oito aeroportos: lisboa, faro, porto, ponta delgada, santa maria, da horta, flores e o designado termi
indemnizações por despedimento baixam para 12 dias por ano
as indemnizações por despedimento vão baixar para 12 dias por cada ano de trabalho, uma redução que já estava, de resto, prevista no memorando de entendimento assinado com a “troika” no ano passado, e que visa colocar portugal na média europeia, no que a este tema diz respeito.
passos coelho anuncia mais cortes nos apoios sociais e salários (vídeo)
o primeiro-ministro revelou, em entrevista à tvi, que a reforma do estado terá de passar por cortes nos apoios sociais e salários, que representam 70% da despesa primária.
função pública: não haverá despedimentos em 2013
o secretário de estado da administração pública, hélder rosalino, assegurou que não está previsto haver despedimentos na função pública em 2013.
seguro quer mais explicações sobre “refundação” do programa de ajustamento
antónio josé seguro quer mais explicações por parte de pedro passos coelho sobre a “refundação” do programa de ajustamento negociado com o fundo monetário internacional e a união europeia.
fmi pede “esforços adicionais” a portugal
o fundo monetário internacional (fmi) divulga esta quinta-feira o relatório da quinta revisão do memorando de entendimento com portugal.
governo admite recuar na austeridade e cortar nas despesas
o ministro das finanças admitiu esta quarta-feira, na assembleia da república (ar), que algumas das medidas de austeridade por si anunciadas podem ser atenuadas, caso o governo consiga maiores poupanças do lado da despesa.
imi: avaliação de imóveis corre o risco de derrapar
até final do ano, o governo comprometeu-se a avaliar cerca de 5,2 milhões de prédios para efeitos de imposto municipal sobre imóveis (imi).
governo já pensa em pedir mais um ano à “troika”
aquela que era até há pouco uma possibilidade rejeitada por pedro passos coelho - alargamento do prazo dado pela “troika” para cumprir ajustamento - é já um cenário visto como provável no núcleo duro do governo, escreve o diário económico (de).
cpci quer apostar no arrendamento e na reabilitação para fazer crescer a economia
a confederação portuguesa da construção e do imobiliário (cpci) reiterou que é necessário acautelar soluções que garantam a criação de um verdadeiro mercado do arrendamento e o definitivo arranque da reabilitação urbana.
“troika” estuda plano de contingência para portugal caso a grécia saia do euro
a “troika” vai estudar um plano de contingência para proteger portugal perante uma eventual saída da grécia da zona euro.
portugueses optam cada vez mais por casas para arrendar
apostar no mercado de arrendamento é uma das grandes medidas previstas no memorando de entendimento assinado entre o governo e a “troika”.
avaliação da “troika” conhecida hoje
o resultado global da terceira avaliação da “troika” ao programa de ajustamento nacional é conhecido hoje, mas, segundo o diário económico (de), o exame à implementação das reformas estruturais correu bem e os progressos pedidos foram cumpridos.
chineses e árabes assinam compra da ren hoje
os chineses da state grid e os árabes da oman oil company assinam esta quarta-feira (dia 22) os contratos de promessa de compra e venda relativos à segunda fase de privatização da redes energéticas nacionais (ren), prevista no memorando de entendimento estabelecido com a “troika”.
passos coelho assegura “resultado positivo nas contas externas”
o primeiro-ministro pedro passos coelho assegurou que o défice externo (a diferença entre importações e exportações) de portugal será de 1,6% este ano, o que representa uma grande descida face aos valores verificados em 2010 (8,9%) e 2011 (6,8%).
"troika": 30 mil funcionários públicos podem ser dispensados
o governo comprometeu-se a duplicar o ritmo de redução do número de funcionários públicos entre 2012 e 2014.
indemnizações por despedimento reduzidas para 8 a 12 dias por ano
na segunda revisão do memorando de entendimento, que vai ser tornada pública esta tarde, o governo e a “troika” acertam os novos valores para as indemnizações por despedimento: serão de oito a 12 dias por cada ano de trabalho, revela o diário de notícias (dn)no documento original apontava-se para ma
orçamento de estado aumenta iva do leite com chocolate, refrigerantes e bilhetes de futebol
uma proposta preliminar do oe2012, a que a agência lusa teve acesso, indica que o leite com chocolate, os refrigerantes e os bilhetes para o futebol são alguns dos produtos que passarão a ser tributados à taxa normal de iva de 23%.