
Governo vai adaptar prédios públicos a pessoas com mobilidade reduzida
O Governo vai disponibilizar cerca de cinco milhões de euros para realizar obras que tornem os edifícios públicos com atendimento presencial acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida, anunciou a tutela esta sexta-feira, dia 3 de janeiro.O programa de requalificação de edifícios públicos, que

Arrendamento: Lisboa vai sortear 34 casas de renda acessível
O município de Lisboa decidiu dar mais um passo para aumentar a oferta de habitação acessível, anunciando um novo sorteio de 34 casas para arrendar. Em concreto, vão ser lançados dois novos concursos do Programa Renda Acessível, destinando 17 habitações a candidatos com mobilidade condicionada e 17 casas a candidatos que aufiram rendimentos inferiores aos exigidos no programa normal.

Porto abre candidaturas para melhorar casas de pessoas com deficiência
A Câmara do Porto abriu as candidaturas ao programa NiveLar que visa apoiar financeiramente as pessoas com deficiência ou incapacidade permanente residentes na cidade que necessitem melhorar as condições de mobilidade e acessibilidade das suas casas, foi revelado esta segunda-feira, dia 1 de julho.

Design e acessibilidade: a urgência de criar casas mais inclusivas
Nos últimos anos, temos observado um aumento significativo na consciencialização sobre a importância da acessibilidade e da mobilidade condicionada no design de casas.

PRR tem 35 milhões para tornar ruas e prédios acessíveis a deficientes
Até final de maio, os municípios do continente podem candidatar-se aos dois avisos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que destinam 25 milhões de euros para obras de melhoria da acessibilidade de pessoas com dificuldades de mobilidade a espaços públicos e outros 10 milhões para intervenções com o mesmo objetivo em edifícios municipais ou do Estado central. Um investimento de salutar, mas que peca por escasso, segundo a Associação Salvador e a ACAPO - Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal.

Deco Alerta: Sabes o que fazer se no teu prédio viverem pessoas com mobilidade reduzida?
As pessoas com mobilidade reduzida são muitas vezes esquecidas, nomeadamente quando vivem em prédios que não estão preparados para as receber. No artigo de hoje da rubrica semanal Deco Alerta, destinada a todos os consumidores em Portugal e assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news, explicamos-te tudo sobre este assunto.

Deco Alerta: Cuidados a ter se no teu prédio viver uma pessoa com mobilidade reduzida
No teu prédio vive um senhor com mobilidade reduzida e não sabes qual a legislação em vigor sobre este tema? No artigo de hoje da rubrica semanal Deco Alerta, destinada a todos os consumidores em Portuga e assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news, ajudamos-te a perceber como agir perante esta situação.
Construção do portinho de Angeiras arranca este ano, garante Governo
A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, anunciou esta segunda-feira (dia 9) no Mercado de Angeiras, Matosinhos, que “a intervenção no portinho de Angeiras é para avançar” já este ano. Em causa está uma intervenção com um custo de 3,8 milhões de euros e que será ser feita em duas fases, a primeira este ano e a segunda em 2017.

rumores
quatro universidades portuguesas entre as 500 melhores do mundo: as universidades de lisboa, porto, universidade técnica de lisboa e a universidade de coimbra são as quatro universidades portuguesas que estão entre as 500 melhores do mundo, no “academic ranking of world universities (ARWU) 2013”, el

chumbo da requalificação na função pública pode custar 892 milhões
o presidente da república enviou para o tribunal constitucional (tc) um pedido de fiscalização preventiva do diploma da requalificação na função pública.

rumores
psp escapa a novas regras da mobilidade no estado: o governo está a preparar a saída da psp do regime geral da função pública, passando a polícia para o regime que tinham antes de 2008 e indo ao encontro de uma reivindicação antiga.
despedimentos com mesmas regras no estado e no privado
os funcionários públicos que venham a ser despedidos vão ter as suas indemnizações calculadas com base nas mesmas regras que já hoje se aplicam ao sector privado.
acordo entre professores e governo põe fim à greve às avaliações
o líder da federação nacional de professores (fenprof), mário nogueira, anunciou nesta terça-feira o regresso à “normalidade” na sequência do acordo entre o ministério da educação e ciência (mec) e os sindicatos de profesores“agora é possível dizer que a mobilidade especial não se aplica a nenhum pr
progressões na função pública podem ser descongeladas já no próximo ano
o governo abriu a porta ao descongelamento, já no próximo ano, dos prémios e das progressões na carreira na função pública, que estão congelados há quatro anos.
governo volta a discutir mobilidade especial com sindicatos
o governo volta esta terça-feira à mesa das negociações para discutir com as estruturas sindicais da função pública as novas regras da mobilidade especial, com a formalização da atribuição do subsídio de desemprego por parte do executivode acordo com a proposta de lei enviada na segunda-feira pelo m
governo rejeita promoção de despedimento “fácil” no estado
o ministério das finanças esclareceu que o governo não tem qualquer intenção de “promover” ou “facilitar” os despedimentos na administração pública.
função pública com subsídio de desemprego e corte na mobilidade
o governo deverá apresentar esta terça-feira aos sindicatos da função pública uma nova proposta para o regime de mobilidade especial.
trabalhadores que rescindirem não podem voltar a trabalhar para o estado
segundo os jornais económicos desta segunda-feira, o pacote anunciado por passos coelho na sexta-feira, do qual fazem parte as alterações na mobilidade e a proposta para as rescisões amigáveis, define também que quem aceitar seguir este caminho já não poderá voltar a trabalhar ou prestar serviços a
governo vai rescindir com 30 mil funcionários públicos
numa comunicação ao país, passos coelho anunciou esta sexta-feira medidas para reduzir de forma permanente a despesa do estado em 4,8 mil milhões de euros até 2015.

rumores
professores sem turma podem ir parar à mobilidade especial: o secretário de estado do ensino e da administração escolar, joão casanova de almeida, reconheceu que os professores sem turma atribuída no próximo ano lectivo possam ser colocados para a mobilidade especial.