
Famílias canalizaram 30% dos montantes em moratória para poupança
Por cada euro de crédito suspenso durante as moratórias bancárias da pandemia, as famílias portuguesas pouparam 30 cêntimos e destinaram 15 cêntimos ao consumo, revela estudo publicado pelo Banco Central Europeu (BCE).

Crédito habitação: moratórias prejudicam contas do banco polaco do BCP
O prolongamento das medidas de apoio a mutuários de crédito habitação em situações de debilidade financeira na Polónia, permitindo uma pausa de quatro meses no pagamento dos empréstimos, deverá ter um impacto negativo de até 247 milhões de zlotys (57,2 milhões de euros) nos resultados do banco polaco do BCP, estima o banco.

Moratórias bancárias: o que são e como pedir?
As dificuldades em conseguir cumprir com os pagamentos dos empréstimos ganharam contornos impactantes durante a pandemia e foi a pensar na proteção das famílias e das empresas que o Governo avançou com medidas excecionais que passaram pela suspensão do pagamento dos empréstimos.
Com Portugal a

Quem fixar a prestação pode amortizar e transferir o crédito habitação
A fixação da prestação da casa já está disponível às famílias que estão com dificuldades em pagar as despesas com o crédito habitação. E a boa notícia é que quem aderir a esta medida de apoio do Estado pode avançar com outras estratégias na tentativa de aliviar a pressão da prestação da casa no orçamento familiar, podendo, por exemplo, amortizar o crédito habitação ou transferi-lo para outro banco.

Banca prepara moratória das prestações da casa disponível a todos
As famílias que estão com dificuldades em pagar os créditos habitação, devido às recentes subidas das taxas de juro, já podem pedir para fixar a prestação da casa durante dois anos, uma nova medida do Governo que entrou em vigor no passado dia 2 de novembro. E, em breve, podem ter uma alternativa: alguns bancos privados residentes em Portugal estão a preparar uma moratória da prestação da casa, em moldes semelhantes aos do apoio do Estado. A boa notícia é que está moratória privada não deverá ter critérios de exclusão.
Apoios à prestação são "paliativos": Marcelo vai avaliar "com urgência"
O Presidente da República prometeu esta quinta-feira (dia 21 de setembro) apreciar com urgência as novas medidas do Governo para o setor da habitação, reiterando que lhe parece positiva a ideia de reduzir e estabilizar temporariamente as prestações dos créditos habitação. Estas medidas de apoio à subida das prestação da casa "são paliativas", que permitem às famílias "ganhar fôlego" perante o aumento a pique da subida de juros.

Esforço para pagar casa vai estabilizar para quem tem menores salários
A subida da inflação e das taxas de juro aumenta a pressão sobre os orçamentos das famílias. Tendo em conta este cenário e a subida de rendimentos em 2023, o Banco de Portugal (BdP) conclui que a generalidade das famílias com empréstimos a taxa variável (inclusive a hipoteca da casa) conseguirá manter o consumo de bens essenciais e satisfazer o serviço da dívida com os seus rendimentos em 2023. E mesmo as famílias com menores salários vão ver a taxa de esforço para pagar os créditos de taxa variável a estabilizar em 2022 e a subir ligeiramente em 2023.

Subida dos juros? Como evitar o incumprimento do crédito habitação
O poder de compra das famílias está hoje ameaçado pela inflação, que está a fazer subir os custos dos alimentos, dos produtos energéticos, dos combustíveis e também a prestação da casa. Isto porque as taxas Euribor estão a subir a grande velocidade.

Crédito habitação: negociação de incumprimento subiu
Os contratos de crédito habitação que integraram o Procedimento Extrajudicial de Regularização de Situações de Incumprimento (PERSI) aumentaram no segundo semestre de 2021, com o fim das moratórias de crédito, mas mantiveram-se abaixo de níveis pré-pandémicos, segundo o Banco de Portu

Moratórias no crédito habitação: prestação suspensa no valor de 4,8 mil milhões
A maioria das moratórias de crédito terminaram em setembro, o que significa que muitas pessoas tiveram de retomar o pagamento das prestações dos empréstimos a partir de outubro, nomeadamente as mensalidades do crédito habitação. No final de setembro, o volume dos financiamentos para compra de casa cujo pagamento foi suspenso por dificuldades financeiras rondava os 4,8 mil milhões de euros. Já o total de contratos de crédito habitação nessas condições era superior a 83 mil.

Famílias isentas do imposto do selo na reestruturação de dívida em moratória
A proposta do Governo que prevê uma isenção do Imposto do Selo sobre as reestruturações ou refinanciamento de dívidas em moratória, passando a incluir particulares e IPSS, foi aprovada por unanimidade no Parlamento.A proposta de lei, que tinha sido aprovada na especialidade na quinta-feira, dia

Moratórias: Portal da Queixa recebeu mais de 200 reclamações
A maioria das moratórias dos créditos bancários terminou no final de setembro. Ao longo dos 18 meses em que vigorou esta medida inédita, criada para combater os efeitos da pandemia, chegaram ao Portal da Queixa mais de 200 reclamações relacionadas com o tema.

Adeus às moratórias – terminam hoje para milhares de famílias e empresas
A maioria das moratórias de crédito terminam esta quinta-feira (30 de setembro de 2021), tendo os clientes de retomar o pagamento das prestações dos empréstimos a partir de outubro, designadamente créditos habitação, podendo muitos não ter capacidade para o fazer.

Créditos em moratória? Linha Retomar tem 1.000 milhões para emitir garantias
O Banco Português de Fomento anunciou na sexta-feira, dia 24 de setembro de 2021, a Linha de Apoio à Recuperação Económica - Retomar, com dotação de 1.000 milhões de euros, para a emissão de garantias, destinando-se aos créditos em moratória nos setores mais afetados pela pandemia.“Esta linha d

Moratórias: Governo quer reestruturações de créditos isentas de imposto do selo
As operações de reestruturação ou refinanciamento da dívida em moratória vão ser isentas de pagamento do imposto do selo, de acordo com a proposta de lei aprovada pelo Governo em Conselho de Ministros. O objetivo é minimizar os impactos do fim das moratórias nas famílias e empresas.

Fim das moratórias - como se podem proteger as famílias e empresas?
Criadas para apoiar as famílias e empresas na crise gerada pela pandemia da Covid-19, as moratórias de crédito têm vindo a terminar e aproximam-se agora da reta final.

Crédito ao consumo dispara: consumidores endividaram-se em 16,6 milhões por dia
No primeiro semestre de 2021, os consumidores contrataram 2,7 milhões de euros por dia em crédito ao consumo concedido só através de cartões de crédito e linhas a descoberto, num total de 501 milhões de euros. Na totalidade dos novos créditos ao consumo, os portugueses endividaram-se em 16,6 milhões de euros por dia, segundo dados divulgados pelo Banco de Portugal (BdP). Números mostram que as famílias estão a endividar-se mais, havendo mais agregados a recorrer a este tipo de empréstimos para pagar despesas.

Fim das moratórias à vista: dicas para poupar nas despesas da casa
As moratórias de crédito estão a chegar ao fim e para muitas famílias isso significa um encargo monetário que pode ser difícil de suportar.

Banca proibida de subir juros às famílias com créditos em moratória
O setor bancário está, legalmente, proibido de subir as taxas de juro às famílias em dificuldades nos créditos abrangidos por moratórias bancárias, no âmbito das medidas de apoio aprovadas pelo Governo."É estabelecida a proibição de agravamento da taxa de juro e são densificados os indícios de

Moratórias das famílias terminam em setembro - e agora?
O fim das moratórias das famílias está à espreita – termina a 30 de setembro de 2021. E este é o momento para preparar tudo antes de voltar a pagar os empréstimos bancários.

Famílias com moratórias de crédito à habitação ganham nova proteção
As famílias com créditos em moratória bancária vão beneficiar de uma proteção extra, devendo as instituições financeiras avaliar a capacidade dos clientes até 31 de agosto, para apresentar propostas de melhoria das condições dos contratos. O Governo deu nota de que, em caso de dificuldades fina

Presidente da República promulga diploma que prolonga moratórias
Há novidades sobre moratórias. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já promulgou o decreto que prolonga até ao final do ano as moratórias bancárias. Mas refere que os princípios consagrados vão depender da intervenção legislativa do Governo e da atuação da&nbs

Estado vai garantir 25% dos créditos sob moratória nos setores mais afetados pela pandemia
Com o fim das moratórias à espreita – previsto para 30 de setembro de 2021 -, o Governo de António Costa antecipou uma medida que vai apoiar as empresas dos setores mais afetados pela pandemia da Covid-19.

Governo aprova garantias públicas pós-moratórias aos setores mais afetados
O Governo aprovou em Conselho de Ministros garantias públicas para os setores mais afetados pela pandemia de Covid-19, destinando-se ao período pós-moratórias, anunciou o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira."Aquilo que este diploma faz é permitir ao Fundo de Contragarantia Mútua oferecer ga

Fim das moratórias pode gerar aumento de malparado na ordem dos 1,32 mil milhões
O fim das moratórias, em setembro de 2021, poderá gerar um aumento do crédito malparado na ordem dos 1,32 mil milhões de euros em Portugal. Os cálculos são da Deco Proteste e têm em conta apenas o crédito à habitação, deixando de fora o crédito ao consumo.