Alenquer

Alenquer vai investir 3,5 milhões de euros em habitação

A Assembleia Municipal de Alenquer aprovou a Estratégia Local de Habitação (ELH) para este concelho do distrito de Lisboa, com um investimento de 3,5 milhões de euros até 2026. “Criar bairros sociais não é nossa política para não surgirem guetos. A ideia é comprar casas devolutas e disponibilizá-las às famílias”, afirmou o presidente da câmara, Pedro Folgado.
Cidades portuguesas com mais edifícios com mais de 100 anos

Quantos edifícios com mais de 100 anos há em Lisboa e Porto?

Estará o parque habitacional envelhecido e a precisar de ser renovado e/ou aumentando? Os dados mais recentes, conhecidos a partir dos Censos 2021, mostram que continua a haver muitos edifícios centenários no país, encontrando-se a maioria nas duas principais cidades, Lisboa e Porto.   
Governo quer aumentar parque habitacional público de 2% para 5%

Governo quer aumentar parque habitacional público de 2% para 5%

O Governo pretende aumentar o parque público habitacional dos atuais 2% para 5% nos próximos anos, com o objetivo de se aproximar progressivamente da média europeia. A garantia foi dada esta quinta-feira (8 de setembro de 2022) pela secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves.  
PRR deve “reforçar apoio direto” ao programa 1º Direito – que vai entregar 26 mil casas

PRR deve “reforçar apoio direto” ao programa 1º Direito – que vai entregar 26 mil casas

Foi em 2018 que o 1.º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação foi anunciado por António Costa, no qual se propôs a aumentar o parque habitacional público com 26 mil casas destinadas a famílias carenciadas. O objetivo seria concluí-lo antes de 2024 – data em que se assinalam os 50 anos do 25 de abril. Mas esta data já derrapou dois anos (ficando concluído em 2026) e o número de famílias a necessitar de habitação também aumentou. Apesar dos atrasos e desajustes, o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) já entregue em Bruxelas poderá dar uma ajuda.
Regime de renda apoiada discutido no Parlamento

Regime de renda apoiada discutido no Parlamento

O Parlamento discutiu, na passada sexta-feira, a revisão do regime de renda apoiada, através dos projetos de resolução do BE e do PSD/CDS-PP, do projeto de lei do PCP e de uma petição dos moradores da Conceição, em Guimarães.De acordo com o Notícias ao Minuto, que cita a agência Lusa, os grupos parl
Porto: vereador Manuel Pizarro nomeado para gerir bairros sociais

Porto: vereador Manuel Pizarro nomeado para gerir bairros sociais

O vereador da Habitação da Câmara Municipal do Porto, Manuel Pizarro, é o novo presidente do conselho de administração da empresa municipal Domus Social, que gere os bairros sociais da cidade invicta.Segundo o Diário de Notícias, que cita uma informação que consta no site da autarquia, no cargo de v