
Demissão de António Costa: o que está a ser investigado?
Depois de uma crise habitacional, uma crise política. O dia 7 de novembro de 2023 ficará registado na memória dos portugueses pela inesperada demissão de António Costa do cargo de primeiro-ministro. Um pedido que foi imediatamente aceite pelo Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, que convocou os partidos com assento parlamentar para esta quarta-feira (8 de novembro de 2023) e o Conselho de Estado para o dia seguinte, falando depois ao país. Mas o que está em causa? O que levou, afinal, António Costa a demitir-se? Explicamos.

Arrendar casa: Procuradoria-Geral da República alerta para burlas
A Procuradoria-Geral da República (PGR) alertou para o número crescente de burlas com arrendamentos de casas para férias, estudantes ou a cidadãos estrangeiros, sublinhando que esta prática “ganhou grande expressão nas últimas semanas”.

Rui Moreira investigado pela PGR por intervir na zona onde vive
A Procuradoria-Geral da República (PGR) abriu um inquérito à alegada intervenção do presidente da Câmara Municipal do Porto, o independente Rui Moreira, na proposta de alteração do traçado da Avenida Nun’Álvares, junto à sua residência, situação que refuta.

Generais Dino e Kopelipa entregam edifícios e empresas à PGR angolana
A Procuradoria-Geral da República (PGR) de Angola anunciou, esta quarta-feira, dia 15 de outubro de 2020, a entrega de vários bens ao Serviço Nacional de Recuperação de Ativos, incluindo empresas e edifícios, pelos generais Helder Vieira Dias "Kopelipa" e Leopoldino Fragoso do Nascimento "Dino".
Edifícios e hotéis de um dos maiores empresários do país arrestados pela PGR angolana
A Procuradoria-Geral da República (PGR) angolana ordenou a apreensão de vários edifícios do grupo AAA, um dos maiores grupos do país e pertencente a Carlos São Vicente que está a ser investigado na Suíça, por suspeitas de peculato e branqueamento de capitais.

PGR diz não existirem provas para acusação sobre alienação de ativos imobiliários do Novo Banco
O Ministério Público considera, em resposta ao primeiro-ministro, "não existir prova bastante" para suportar a acusação do presidente do PSD de que a administração do Novo Banco alienou ativos "ao desbarato", afastando assim qualquer providência cível.Esta posição, assinada pelo vice-procurador Gera

Branqueamento de capitais: disparam casos suspeitos em Portugal
Agentes imobiliários, bancos e outras instituições financeiras, notários, solicitadores, advogados, entre outros, são cada vez mais veículos de informação à Justiça de casos suspeitos de branqueamento de capitais em Portugal. No ano passado, reportaram 8.974 operações e negócios duvidosos às autoridades nacionais, o que corresponde a um aumento de 43% face aos 6.271 casos registados em 2018.

"Mono do Rato": Cidadãos lisboetas querem jardim no lugar do edifício que foi considerado nulo pelo MP
O movimento Fórum Cidadania Lx propôs que no local para o qual está projetado um edifício de habitação conhecido como “mono do Rato”, em Lisboa, nasça um jardim. Uma ideia que surge depois do Ministério Público ter pedido a nulidade do licenciamento do imóvel.
Banif na mira do Ministério Público
O Ministério Público está a analisar "os elementos que têm vindo a público relacionados com a situação do Banif". O Governo e o Banco de Portugal optaram no domingo por vender o Banif ao Santander Totta, no âmbito da medida de resolução aplicada ao banco, cuja maioria do capital pertencia ao Estado português, de forma a impedir a sua liquidação.

Vistos gold: lista de arguidos continua a "engordar", agora com administrador de farmacêutica
Depois de um ex-ministro e vários altos quadros do Estado, entre outros, agora foi a vez de um administrador de uma empresa farmacêutica ser apanhado na trama da Operação Labirinto. Paulo Lalanda de Castro, gestor da Octapharma acaba de ser constituído arguido no âmbito do processo que investiga a atribuição dos vistos gold, numa lista que conta já com 13 suspeitos oficiais.

Vistos gold: ex-ministro Miguel Macedo constituído arguido por crimes de prevaricação e tráfico de influências
Miguel Macedo, ex-ministro da Administração Interna, foi ontem constituído arguido, “indiciado por factos suscetíveis de integrarem os crimes de prevaricação e de tráfico de influência”.

Super juiz, Carlos Alexandre, revela vida privada após denúncia
O juiz Carlos Alexandre, que tem lidado com alguns dos casos mais mediáticos da justiça portuguesa, decidiu revelar todas as suas fontes de rendimento à procuradora do Tribunal da Relação de Lisboa que investiga um inquérito de violação do segredo de justiça por parte do magistrado.

Vistos gold: sucesso vs corrupção – resumo 2014
A recuperação do setor imobiliário deve-se em boa parte ao facto de haver cada vez mais estrangeiros, nomeadamente não europeus, interessados em investir em Portugal. E a compra de casa é a porta de entrada de muitos cidadãos no país, que mediante a compra de imóveis por 500.000 euros podem, por exemplo, circular no espaço Schengen. Mas nem tudo são boas notícias, já que a justiça detetou casos de corrupção que envolveram altos quadros do Estado.

PGR investiga venda falhada da TAP a Efromovich
A Procuradoria Geral da República (PGR) está a realizar uma investigação à tentativa de privatização da TAP, que teve como único concorrente o empresário brasileiro-colombiano Germán Efromovich. O caso remonta a 2012.
pgr investiga venda de praia em armação de pêra
em dezembro, a família sant’ana leite vendeu a um grupo turístico alemão a zona nascente da praia de armação de pêra, no concelho de silves, um negócio que agora vai ser investigado pelo tribunal de portimão.