
proprietários contra recuo na lei das rendas
a confederação portuguesa de proprietários (cpp) contestou a possibilidade de haver um recuo na lei das rendas, que entrou em vigor em novembro do ano passado.

balcão nacional de arrendamento arranca em pleno esta semana
o balcão nacional de arrendamento (bna) entra hoje (dia 8) em vigor, mas ainda não está a funcionar na plenitude, o que deverá acontecer nos próximos dias.

impacto da nova lei das rendas vai ser estudado pelo governo
o governo não está disposto a fazer alterações à nova lei das rendas - entra em vigor a 12 de novembro -, ao contrário do que é mencionado no relatório do fundo monetário internacional (fmi) sobre a quinta avaliação do programa de ajustamento financeiro de portugal.

o que muda nas rendas já este ano
o presidente da república, cavaco silva, promulgou a nova lei do arrendamento, que entra em vigor já este ano – no final de outubro ou no início de novembro.

cavaco silva promulga nova lei do arrendamento
o presidente da república aprovou esta segunda-feira a nova lei do arrendamento, que deverá entrar em vigor no final de outubro ou início de novembro.

nova lei das rendas em risco de não entrar em vigor em outubro
a nova lei do arrendamento corre o risco de não entrar em vigor em outubro, prazo definido pelo governo.

em mais de cinco anos só foram actualizadas três mil rendas antigas
em cerca de cinco anos e meio, já que o novo regime de arrendamento urbano (nrau) entrou em vigor em outubro de 2006, os proprietários só actualizaram 3.052 rendas antigas, o que corresponde a 1,2% do total dos 255 mil contratos de arrendamento assinados antes de 1990.

cerca de 300 inquilinos protestam em lisboa contra a lei das rendas
cerca de 300 inquilinos de lisboa manifestaram-se esta quinta-feira (dia 11) no rossio contra a proposta de lei do governo sobre o arrendamento urbano, repetindo as palavras-de-ordem “não à lei dos despejos”.

criação de seguro de renda contra risco de dívida em cima da mesa
uma das propostas da maioria parlamentar (psd/cds) para a nova lei do arrendamento, que será discutida na especialidade no parlamento, passa pela criação de um seguro de renda contra o risco de dívida.

cip diz que regeneração urbana só é possível com reforma legislativa
o presidente da confederação empresarial de portugal (cip), antónio saraiva, considerou que só “é possível fazer acontecer regeneração urbana se o estado adoptar um conjunto de medidas de simplificação legislativa e administrativa de alteração do sistema fiscal sobre o património imobiliário, contri

nova lei das rendas vai sofrer alterações antes de ser aprovada
a nova lei do arrendamento vai ter várias alterações antes de ser aprovada, escreve o diário económico (de). em causa estão medidas impostas pela “troika”, como por exemplo a liberalização de rendas antigas – contratos anteriores a 1990 –, uma das reformas do governo que mais polémica tem gerado.

porto: cdu e be criticam nova lei do arrendamento
a cdu e o be criticaram, na assembleia municipal do porto, a proposta de alteração à lei do arrendamento urbano apresentada pelo governo.

freitas do amaral pede “particular cuidado” na aprovação da lei das rendas
o ex-ministro diogo freitas do amaral recomendou que a nova lei do arrendamento urbano não seja “feita de uma rabanada”, pedindo “particular cuidado” dos deputados para atender às diferentes realidades.

associações apoiam criação de taxa liberatória no arrendamento já na nova lei
a confederação portuguesa da construção e do imobiliário (cpci), a associação dos profissionais e empresas de mediação imobiliária de portugal (apemip) e a associação portuguesa de promotores e investidores imobiliários (appii) consideram que a criação de uma taxa liberatória aplicável aos rendiment

alterações à lei das rendas só avançam após avaliação da “troika”
a maioria parlamentar psd/cds só avança com as propostas de alteração à lei das rendas depois da avaliação da “troika”, que vai decorrer nos próximos 15 dias.

lei das rendas discutida hoje no parlamento
o parlamento discute hoje (dia 16) cinco diplomas sobre alterações aos regimes jurídicos do arrendamento e reabilitação, sendo que o governo mostra-se aberto a alterar a proposta que tinha apresentado, já que resolverá “os principais problemas”.

governo cria linha de apoio para o mercado de arrendamento
o governo vai lançar uma linha de atendimento telefónico que visa esclarecer as pessoas relativamente às alterações previstas no mercado de arrendamento.

governo impede inquilinos de comprarem casa para fazerem obras
o governo quer acabar com o regime que permite aos inquilinos adquirirem os prédios arrendados em mau estado de conservação substituindo-se aos senhorios, escreve o jornal de negócios.

psd propõe rendas entre 200 e 500 euros para casas devolutas
o líder parlamentar do psd, luís montenegro, admitiu a possibilidade de estabelecer rendas entre os 200 e 500 euros que abranjam casas devolutas.

pequenas empresas podem ter excepção de sete anos nas rendas
a nova lei das rendas prevê um período de transição de cinco anos para as microentidades, mas a excepção para as pequenas empresas pode estender-se até sete anos.

arrendamento: inquilinos dizem que a nova lei é a lei dos despejos
romão lavadinho, presidente da associação de inquilinos lisbonenses (ail), não tem dúvidas ao afirmar que a nova lei das rendas vai ser a “lei dos despejos”.

lei das rendas discutida no parlamento a 16 de fevereiro
a proposta do governo para alterar a lei das rendas vai ser discutida no parlamento no dia 16 de fevereiro.

rendas em lisboa podem subir mais de mil euros
as casas das zonas mais nobres de lisboa podem vir a ter aumentos de mais de mil euros nas respectivas rendas. o alerta foi lançado pela associação de inquilinos lisbonenses (ail), que aponta a nova lei do arrendamento como geradora de aumentos brutais.

ps pede 10 meses de prazo para o despejo de desempregados
o ps vai hoje apresentar uma proposta de alteração à lei das rendas onde prevê que inquilinos com dificuldades económicas ou em situação de desemprego tenham até 10 meses para abandonar uma casa, se não pagarem a renda durante três meses.

inquilinos lisboetas juntam-se para resistir à nova lei das rendas
um grupo de cidadãos das avenidas novas, em lisboa, está a organizar a resistência lisboeta à nova lei das rendas aprovada pelo governo, tendo-se reunido esta segunda-feira (dia 23) com o objectivo de sensibilizar outros inquilinos e tomar uma posição.