Um centro de dados vai ser instalado no concelho de Aljustrel, no distrito de Beja, num investimento “superior a 200 milhões de euros” que permitirá a criação de 65 novos postos de trabalho, foi anunciado esta terça-feira (30 de setembro de 2025).
O projeto está a ser desenvolvido pela FF Ventures e vai ser instalado no Parque Empresarial e Logístico da Mancoca, na freguesia de Rio de Moinhos, no âmbito de um protocolo assinado entre a empresa e a Câmara de Aljustrel, revelou o município, em comunicado.
De acordo com a autarquia, trata-se de “um investimento superior a 200 milhões de euros, que deverá trazer para o concelho de Aljustrel mais cerca de 50 técnicos superiores ligados à área da informática, entre outros técnicos especializados”, num total “de 65 novos postos de trabalho”.
“Além dos benefícios diretos que o próprio projeto gera na região, pretende ainda ajudar a melhorar as condições da comunidade local”, lê-se no comunicado.
Segundo a câmara, a FF Ventures tem sede em Miraflores, no concelho de Oeiras, distrito de Lisboa, e é uma empresa internacional “especializada no desenvolvimento de projetos de energia renovável”.
Com presença ativa em Portugal, Espanha, França e Roménia, a companhia tem “o apoio estratégico de acionistas internacionais como a Octopus Energy Generation e a TimeToAct Capital, indicou ainda a câmara.
A FF Ventures, de acordo com o comunicado, “lidera uma carteira robusta de projetos solares, eólicos e de armazenamento, com mais de 1,5 GW [gigawatts] em desenvolvimento” em Portugal, destacando-se “pela abordagem ágil, estratégica e orientada para resultados”.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Segue o idealista/news no canal de Whatsapp
Whatsapp idealista/news Portugal
Para poder comentar deves entrar na tua conta