BCE desce juros em junho

BCE corta juros em junho se dados continuarem positivos

O vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Luis de Guindos, disse esta quinta-feira (18 de abril de 2024) no Parlamento Europeu que o banco central fará em junho um corte das taxas de juro se a evolução dos dados continuar a mostrar uma melhoria da inflação.
Taxas de juro no Canadá

Banco do Canadá mantém taxa de juro em 5% pela sexta vez consecutiva

O Banco do Canadá deixou esta quarta-feira (10 de abril de 2024) a taxa de juro inalterada em 5%, pela sexta vez consecutiva, devido à persistência da inflação, mas reconheceu que os preços começaram a baixar nos últimos meses. A última vez que o banco central canadiano subiu a sua taxa de juro foi em 12 de julho de 2023.
juros da casa

“Manter juros elevados pode representar um grande risco”, alerta FMI

Os bancos centrais aumentaram significativamente as taxas de juros nos últimos dois anos para combater a inflação pós-pandemia. Mas por que é que alguns países estão a sentir o impacto das taxas mais altas e outros não? A resposta reside, em parte, nas diferenças nas características do mercado hipotecário e imobiliário, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI). E por isso, defende, "continuar a apertar ou manter as taxas de juro elevadas por mais tempo pode representar um grande risco”.
Exposição ao imobiliário comercial em Portugal

Exposição dos bancos portugueses ao imobiliário comercial “é pequena”

Christine Lagarde alertou recentemente para riscos que existem este ano, com mais crédito malparado e a exposição dos bancos europeus a setores vulneráveis como o imobiliário comercial. Apesar do aviso deixado pela presidente do Banco Central Europeu (BCE), este é um cenário que não deverá afetar Portugal, onde o imobiliário comercial tem um peso e risco menor na banca nacional, pelo facto da política de concessão de crédito ter sido muito mais restritiva face à praticada noutros países da Europa.
Preço das casas em Portugal

Preço das casas desce 2% em Portugal em 2024 e 2025, prevê Bankinter

Os preços das casas em Portugal continuam a subir, tendo voltado a acelerar no verão de 2023, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE). Será que esta tendência vai manter-se? As estimativas do Bankinter apontam para um recuo dos preços em média de 2% este ano e em 2025, ao contrário do previsto, por exemplo, para Espanha e Irlanda, onde o banco espanhol continua a antecipar subidas. Sobre eventuais cortes nas taxas de juro diretoras por parte do Banco Central Europeu (BCE), o Bankinter traça uma meta: setembro. Estas são algumas das conclusões a que chegou o departamento de análise da entidade e que constam no seu último relatório de estratégia e investimento.
família

Comprar casa: 61% do novo crédito habitação tem baixo risco

Apesar do contexto de subida das taxas de juro, o perfil de risco dos novos clientes de crédito habitação melhorou em 2023, com 61% dos novos empréstimos a serem contraídos por clientes de baixo risco – face a 49% em 2022. Os dados foram revelados esta segunda-feira, 25 de março de 2024, pelo Banco de Portugal (BdP) no relatório de acompanhamento das recomendações macroprudenciais.
Inglaterra

Banco de Inglaterra mantém taxas de juro pela 5ª vez consecutiva

O Banco de Inglaterra decidiu manter as taxas de juro no atual nível de 5,25%, como antecipado pelos analistas, pela quinta reunião de política monetária consecutiva. O banco central optou por não cortar o preço do dinheiro, apesar da descida da inflação no Reino Unido, que desacelerou para 4% em janeiro, o nível mais baixo em dois anos.
Fed deixa taxa de juro inalterada

Fed deixa taxa de juro inalterada pela quinta vez consecutiva

O banco central norte-americano anunciou esta quarta-feira (20 de março de 2024) que decidiu deixar inalterada a taxa de juro de referência entre 5,25% e 5,50%, pela quinta vez consecutiva. A decisão da Reserva Federal (Fed) foi anunciada em comunicado após uma reunião de política monetária de dois dias.