Taxa turística em Lisboa

Câmara de Lisboa duplica taxa turística para quatro euros por noite

A Câmara de Lisboa aprovou esta quarta-feira (17 de abril de 2024) a proposta de PSD/CDS-PP para aumentar o valor da taxa turística de dormida, passando de dois para quatro euros por noite, viabilizando uma alteração do PS para excluir os parques de campismo. Inicialmente, a taxa era de um euro por noite, mas em janeiro de 2019 aumentou para dois euros.
Comissões na mediação imobiliária

Comissões na mediação: método “flutuante” testado na Catalunha

Algo parece estar a mudar no setor da mediação imobiliária na Catalunha (Espanha), principalmente no segmento residencial. Aos poucos, as agências e os profissionais do setor estão a mudar a forma como encaram as comissões cobradas aos clientes, apostando cada vez mais num sistema "flutuante", onde nem sempre o vendedor tem de pagar pelos seus serviços, com o comprador a assumir também uma parte das despesas. Francesc Quintana, CEO da mediadora Vivendex, explica ao idealista/news o seu novo compromisso em relação à distribuição de taxas/comissões, esperando que outras agências imobiliárias se juntem ao mesmo modelo em breve.
Cancelamentos de AL

Alojamento Local com corrida a licenças - mas recorde de cancelamentos

As novas medidas do Mais Habitação colocaram a atividade de Alojamento Local (AL) a dois ritmos ao longo de 2023. A primeira metade do ano foi marcada pela corrida às licenças de AL em Portugal, de forma a antecipar a suspensão de novos registos proposta. Mas na reta final do ano assistiu-se a um recorde de cancelamentos de AL, para evitar pagar a nova contribuição extraordinária sobre o alojamento local (CEAL) já em 2024. Ainda assim, contas feitas, os números de novos registos de AL superaram - e muito - as desistências em 2023: por cada AL cancelado, foram registados mais de dois.
Taxas máximas aplicadas pelos bancos nos créditos aos consumidores

Taxas de juro máximas aplicáveis aos créditos aos consumidores serão de…

Quais serão, no primeiro trimestre de 2024, as taxas de juro máximas aplicáveis aos diferentes tipos de contratos de crédito aos consumidores em Portugal? No caso do crédito pessoal, por exemplo, os financiamentos bancários relacionados com educação, saúde, energias renováveis e locação financeira e equipamentos terão como taxa máxima 7,7%. No caso de se tratar de outros créditos pessoais, o valor sobe para 15,2%. Em causa estão dados divulgados recentemente pelo Banco de Portugal (BdP) – as taxas máximas para os vários tipos de crédito são determinadas e divulgadas trimestralmente.
Mulher a escrever

Calendário fiscal 2023: taxas e impostos a não perder de vista

Não tens contabilista, mas queres aprender o básico sobre as Finanças para não te perderes nas datas a cumprir e arriscares multas? Nós compreendemos-te e queremos ajudar. Afinal de contas, pagar taxas e impostos é obrigatório. E se não podemos escapar, ao menos aprendemos a não pagar mais do que é suposto. 
garrafa de água de plástico

Taxa de lixo: sabes por que a pagamos na fatura da água?

Todos os meses recebemos a fatura da água e todos os meses pagamos a taxa do lixo. Esta é uma das parcelas expressas no documento que nos ajuda a entender as nossas despesas de água. Mas será que sabemos bem o que significa esta taxa?
Férias fora de Portugal? Tudo sobre as taxas de câmbio

Férias fora de Portugal? Tudo sobre as taxas de câmbio

Fazer as malas e ir de férias significa para muitos portugueses viajar para outro país, ou seja, “apanhar” o avião e rumar a outro destino, muitas vezes fora da Europa. Um dos temas a ter em conta nestas situações está relacionado com o dinheiro que se leva e, em última instância, se é preciso fazê-lo. Uma coisa é certa: se a opção for essa há que ter em conta as taxas de câmbio na hora de trocar euros por outra moeda, a usada no país de destino. No artigo desta semana da Deco Alerta explicamos tudo o que é preciso saber sobre as taxas de câmbio. Toma nota.