Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Quais são os 10 destinos mais vegan e vegetarianos de Portugal?

De norte a sul e com passagem pelas ilhas, descobre os 10 destinos com maior oferta vegan e vegetariana do país.

Destinos vegan e vegetarianos em Portugal
Pixabay
Autor: Redação

Ser vegan ou vegetariano é hoje mais do que uma escolha alimentar. É um estilo de vida mais sustentável. Seja porque decidiste extrair tudo o que é de origem animal da tua vida ou simplesmente por mera curiosidade gastronómica por esta "moda" que veio para ficar,  temos as sugestões certas para ti.

Descobre os 10 destinos mais vegan de Portugal

Antes de poderes anotar a lista de restaurantes vegetarianos ou vegan que podes vistar no país inteiro, convém esclarecer a questão essencial: qual é a diferença entre vegetariano e vegano?

Para muita gente, significam o mesmo, mas a realidade é um pouco diferente. Embora a base dos dois conceitos seja muito parecida, a diferença está nos pormenores.

Ser vegan, ou vegano, não representa apenas uma opção de cariz alimentar. Este estilo de vida recusa produtos com origem animal ou testados em animais, seja cosméticos, calçado, medicamentos ou vestuário. Assim, a dieta alimentar é uma dieta que exclui alimentos ou produtos derivados de animais e que tem como fundamento as más condições e a crueldade infligida na manutenção e transporte dos animais.

Já o vegetariano segue um regime alimentar mais livre porque apenas exclui carne ou peixe. Por exemplo:

  • Se seguires uma dieta ovo-vegetariana, podes  consumir vegetais e ainda ovos e os seus derivados;
  • Se optares por uma dieta lacto-vegetariana, podes consumir tanto produtos vegetais como lácteos, ou seja, leite, iogurte, queijo, manteiga, etc.

Tendo em conta que 70 biliões de animais são criados anualmente para o consumo humano, repensar este sistema de forma crítica é sinónimo de ajudar o planeta e reduzir a nossa pegada ecológica e isso, claro, passa por pensares melhor no que efetivamente comes e na forma de o fazeres.

Vagano ou vegetariano
Pexels

Por isso mesmo, esta lista das 10 cidades portuguesas que mais apostam numa dieta vegan ou vegetariana, vem mesmo a calhar para começares a pensar nisso. Ao todo são cerca de 860 restaurantes vegetarianos e veganos espalhados por todo o país, num trabalho realizado pela Holidu perante os dados da Happy Cow. Anda daí e descobre os destinos mais vegan e vegetarianos de Portugal.

1º - Lisboa

2º - Porto

3º - Funchal

4º - Lagos

5º - Braga

6º - Coimbra

7º - Faro

8º - Cascais

9º - Albufeira e São Miguel

10º - Sintra

1. Restaurantes veganos e vegetarianos em Lisboa: 375 estabelecimentos

É claramente o centro da cultura vegan e vegetariana, com praticamente o dobro da cidade do Porto, a segunda nesta lista. Para além de um aumento no número de restaurantes vegetarianos em Lisboa, a capital é também a cidade com o maior número de restaurantes 100% vegan.

Além da vasta oferta, Lisboa dá ainda palco a 3 eventos dedicados a estas culturas:

  • Veggieworld;
  • Veganário;
  • E mais recentemente, o VeggieVibes.

Mas se pensas que nos ficamos pelos pratos principais, desengana-te. Como cereja no topo do bolo, já podes saborear uma versão do famoso Pastel de Belém em versão vegan.

Sugestão: The green affair - um restaurante vegano em Lisboa, com pratos inspirados em cozinhas internacionais num ambiente algo sofisticado.

2. Restaurantes veganos e vegetarianos no Porto: 186 estabelecimentos

Porto
Wikimedia commons
A ocupar o segundo lugar, está a cidade do Porto. E uma vez que falamos em comida, não podemos deixar de destacar que esta já conta com uma francesinha vegetariana. Há até quem diga que a prefere à tradicional.

Nesta constante adaptação à nova realidade, a cidade já tem um mapa de turismo vegano com a localização dos espaços veg-friendly: o Veg & Go!

Para além disso, conta também com a presença do evento Veggie Fest.

Sugestão: Vegana by Tentúgal - um pequeno café localizado dentro de uma loja totalmente vegan. Neste restaurante vegetariano do Porto, enquanto experimentas os hambúrgueres vegetais, podes passear pela loja e encontrar produtos vegan, como o altamente recomendável mac'n'cheese vegan.

3. Restaurantes veganos e vegetarianos no Funchal:  57 estabelecimentos

A cidade da Ilha da Madeira surge na terceira posição com um destaque colorido para o leque de frutas e legumes, muitos deles exóticos, que saltam à vista de qualquer vegano ou vegetariano.

E mais, graças ao turismo, o Funchal tem-se adaptado culturalmente às necessidades dos tempos modernos e por isso, tem já 3 restaurantes 100% vegetarianos.

Sugestão: Mundo vegan - Restaurante vegano com uma enorme variedade de pratos quentes e frios. Há muito por onde escolher entre panquecas, massas, hambúrgueres e risottos. E não passas sede, que neste mundo podes sempre optar por smoothies e sumos frescos.

4. Restaurantes veganos e vegetarianos em Lagos: 47 estabelecimentos

Lagos, a cidade algarvia alargou os horizontes gastronómicos para poder conquistar mais e mais visistantes. Ao peixe grelhado reconhecido no mundo inteiro, Lagos juntou o abraço ao lifestyle vegan-friendly e, por isso, abriu alguns restaurantes exclusivamente vegetarianos.

Com a praia e o calor típicos do Algarve, o foco vai, claro, para as bebidas de frutas refrescantes.

Sugestão: Poke Lagos – se és fã de bowls, vais querer entrar aquí para a “divina trindade” vegan-friendly: bowl apetitosa, chás gelados e sol na esplanada.

5. Restaurantes veganos e vegetarianos em Braga: 43 estabelecimentos

Braga
Piqsels
A capital Europeia da Juventude de 2012, tem apostado fortemente na oferta de restaurantes vegetarianos ou vegan. Exemplo disso é o projeto Braga Vegan, criado pelo movimento “Braga para Todos” e pela “Associação Braga Animal Save”, que tem a seu cargo vigílias pelos animais, o Festival Vegan de Braga e até, vê lá bem, o São João Vegan.

Sugestão: Restaurante Vegetariano Gosto Superior - Provavelmente o restaurante vegetariano em Braga mais reconhecido, e com uma enome variedade de pratos. Aqui podes deliciar-te com as tartes, as saladas deliciosas ou a tapioca vegan. E já agora fica a dica, o chá é grátis.

6. Restaurantes veganos e vegetarianos em Coimbra: 32 estabelecimentos

Coimbra é tradição... e evolução. A forte componente académica da cidade tem servido para sensibilizar os mais jovens para as novas formas de sustentação do planeta e a aposta no aumento da oferta vegan tem sido um grande aliado no processo.

Sugestão: Cozinha Consciente - situado nas Galerias Topazio, este restaurante vegetariano em Coimbra agora é vegan e multifacetado: para além de servir refeições, é lá que podes participar em Workshops e pedir conselhos nutricionais aos colaboradores.

7. Restaurantes veganos e vegetarianos em Faro: 31 estabelecimentos

O Algarve é um dos destinos preferidos dos turistas e como tal, a oferta gastronómica tem que ser cada vez mais diversificada. No ano passado, Faro recebeu o seminário "Comida Vegetariana" com o apoio da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve e da Associação Vegetariana Portuguesa, como prova da sua aposta num lifestyle mais veg-friendly.

Sugestão: Restaurante Outro lado – localizado no centro de Faro, é um mundo de opções vegan, mas não só. Aqui podes acompanhar as refeições com vinhos biológicos, cervejas artesanais locais e/ou sumos de fruta. E antes de saíres, espreita a pequena mercearia onde podes comprar produtos biológicos.

8. Restaurantes veganos e vegetarianos em Cascais: 30 estabelecimentos

Cascais
Pixabay

Cascais abraçou a cozinha vegetariana e vegan e está cada vez mais cosmopolita nesse sentido. Para além da oferta vegan e vegetariana, ficas a saber que a terceira edição do evento Chefs On Fire, onde 14 cozinheiros portugueses cozinham ao lume de uma fogueira, contou também com comida vegetariana. Isto para provar que, cada vez mais, é essencial apostar nesta cultura gastronómica.

Sugestão: Café Galeria House of Wonders - Aqui quem manda és tu! Podes escolher quatro pratos e personalizar ao teu gosto. A nossa sugestão é que aproveites os sumos e limonadas caseiras no belíssimo terraço com vista sobre Cascais.

9. Restaurantes veganos e vegetarianos em Albufeira e São Miguel: 28 estabelecimentos

Quase a terminar, o nono lugar desta lista é um lugar de empate. De um lado Albufeira, um destino turístico com uma enorme fama pelos bares e discotecas, mas também pela oferta variada de gastronomia. E do outro lado, e com o oceano Atlântico pelo meio, a Ilha de São Miguel, que curiosamente tem transformado farmácias em restaurantes, cafés e bares com várias opções vegan. Todos eles de visita obrigatória pelos sabores, mas também pela decoração adaptada a esta causa mais sustentável.

Sugestão em Albufeira: Veggie Café Albufeira - É um dos locais obrigatórios, com um ambiente moderno que se nota nas variações de comida, para uma dieta vegan, que apresenta, como a alheira vegan e caril, o pudim de arroz ou o bolo de chocolate.

Sugestão São Miguel: Rotas da Ilha Verde (São Miguel) – aqui as opções são muitas mas o destaque vai para o risotto de cenoura e curcuma e o banoffee de banana como sobremesa. Diz quem come que volta sempre.

10. Restaurantes veganos e vegetarianos em Sintra: 27 estabelecimentos

Sintra pode estar em último lugar da lista, mas não é por isso que deixa de ser um ponto de passagem para veganos e vegetarianos. A vila tem percorrido um enorme caminho rumo às alternativas vegan e vegetarianas, com grande aposta na pastelaria à base de plantas, consegues imaginar? O chamado “piscar de olho” perfeito aos praticantes de turismo vegan

Mas não fica por aqui. Em Agosto passado, Sintra contou com um mercado com mais de 30 marcas vegan e vegetarianas, como apelo e contributo para o diálogo sobre a sustentabilidade ambiental e sobre formas de apoiar os produtores 100% vegetais.

Sugestão: Flores do Cabo café – um dois em um obrigatório: galeria de arte e restaurante orgânico. Só isso já vontade de te pores a caminho? És muito bem-vindo e ainda podes ter aulas de arte e culinária com alimentos biológicos, cozinha natural e gastronomia sustentável.