A 11ª edição do Traveler Review Award, publicado pelo Booking, elaborou, entre outros, o ranking dos destinos turísticos mais acolhedores do mundo. O top 10 é liderado por uma localização no sul da Itália – uma zona perfeita para umas férias, por exemplo. Se estiveres a planear o que fazer em 2023, fica atento a esta lista de vilas e cidades.
Este ano, o ranking do Booking elegeu Polignano a Mare como o destino turístico mais acolhedor do mundo. A cidade da Apúlia, que há anos atrai muitos turistas de todo o planeta, caracteriza-se não só pela sua esplêndida praia (Lama Monachile) e o seu centro com vista para o Mar Adriático, mas também por uma oferta enogastronómica única, combinada com a atmosfera que reina em cada beco.
Em segundo lugar está um lugar pouco conhecido, a localidade de Hualien em Taiwan, famosa pelas suas praias únicas, cultura indígena (na verdade, é o lar de 7 das 14 tribos indígenas da ilha), esplêndidos mercados noturnos e inúmeros espaços naturais e paisagísticos.
Outro destino europeu completa o pódio. Estamos a falar da cidade basca de San Sebastián, em Espanha, um destino com vista para o Golfo da Biscaia famosa pelas famosas Playa de la Concha e Playa de Ondarreta, bem como pello seu característico centro histórico (Cidade Velha).
A tocar o pódio está Dresde, uma cidade alemã. Também é conhecida como a "Florença do Elba" devido aos seus numerosos monumentos arquitetónicos barrocos e rococós e à sua localização nas margens do rio Elba.
O quinto lugar ainda é europeu. Neste caso é Klaipeda, que também representa o único porto lituano no Mar Báltico. A cidade caracteriza-se sobretudo pelo seu espírito teutónico, que também é percetível nos seus edifícios, entre os quais a influência soviética, que também é claramente reconhecível.
Em sexto lugar está York, na Inglaterra, uma cidade que se pode orgulhar de um passado muito antigo. Construído pelos romanos, agora é famosa pelas suas ruas de paralelepípedos, grande catedral gótica, abadia arborizada e museus.
O sétimo lugar é ocupado por uma cidade sul-americana única. Assim é Ushuaia, na Argentina, que fica no extremo sul do país. É a capital da Terra do Fogo. É um local único no género, basta pensar que daqui partem os cruzeiros para a Antártica e a Ilha Yécapasela, conhecida como "ilha dos pinguins".
Mesmo continente para a oitava posição, onde fica Porto de Galinhas, no Brasil. É uma praia no território do município de Ipojuca, na região de Pernambuco. A vida noturna da região, incluindo clubes, bares e discotecas, faria inveja aos espaços europeus mais glamorosos.
Em nono lugar está a Cidade do México, a capital do estado centro-americano é um verdadeiro tesouro de história e cultura, construído sobre as antigas ruínas da capital asteca Tenochtitlán, que continua a deslumbrar moradores e estrangeiros.
O top 10 termina com a Gold Coast. A cidade australiana no território de Queensland está localizada a 70 quilómetros da capital do estado, Brisbane. A principal atração são as praias, incluindo a mundialmente famosa faixa de areia de Surfers Paradise.
Para poder comentar deves entrar na tua conta