Há mais de 136 estabelecimentos turísticos no mercado. É em Faro, Porto e Lisboa onde a oferta é maior, segundo o idealista/data.
Comentários: 0
Hotéis à venda em Portugal
idealista

O turismo em Portugal tem estado de boa saúde, com os negócios a florescer e novos visitantes a chegar. E o segmento hoteleiro tem sido dos mais dinâmicos no mercado imobiliário, atraindo os investidores nacionais e estrangeiros. Prova disso mesmo é que há menos 24% de estabelecimentos turísticos à venda no idealista em fevereiro de 2024 face ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, contam-se 136 imóveis com licença turística disponíveis para venda em Portugal. A fatia mais expressiva encontra-se nos distritos de Faro, Porto e Lisboa, revelam os dados do idealista/data, referentes ao final de fevereiro deste ano.

Ao que tudo indica, o mercado turístico português continua a recuperar da paralisação provocada pela pandemia da Covid-19 ao setor ao longo de 2020 e 2021. Ao verem-se impedidos de abrir portas, foram muitos os proprietários que decidiram colocar os seus imóveis com licença turística no mercado, elevando para cerca de 190 o número de estabelecimentos hoteleiros à venda em Portugal em 2021 e 2022, indicam os dados.

Já em 2023 o desinvestimento em imóveis turísticos recuou, uma tendência que ganhou força no início deste ano, quando foram contabilizados 136 estabelecimentos turísticos à venda no nosso país no passado mês de fevereiro. Este número representa uma descida de 24% face a fevereiro do ano passado.  

Estes edifícios turísticos à venda no início de 2024 concentram-se, sobretudo, nos distritos de Faro (26 unidades), Porto (19) e Lisboa (16). Também se podem encontrar mais de cinco estabelecimentos turísticos no mercado de Setúbal, Portalegre, Braga e Viseu, mostram os mesmos dados do idealista/data. Já na Guarda e em Castelo Branco foi registado apenas um empreendimento turístico no mercado nesse mês.

Turismo em Portugal
Foto de Tim Gouw no Pexels

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal.

Edifícios turísticos para venda caem em 11 distritos e ilhas

O que também salta à vista é que houve uma redução do stock de alojamentos turísticos em 11 dos 20 distritos e ilhas analisados entre fevereiro de 2024 e o mesmo mês do ano anterior, com as maiores quedas a serem registadas precisamente em Lisboa (-14 unidades), Faro (-11), Coimbra (-7) e Viseu (-6). Já em Portalegre, Leiria e Bragança estão à venda exatamente o mesmo número de edifícios turísticos entre esses dois momentos.

Pelo contrário, houve um aumento de oferta de estabelecimentos hoteleiros em seis distritos e ilhas. O maior aumento foi registado em Beja, já que no ano passado não havia qualquer unidade à venda para agora ter cinco edifícios no mercado deste tipo. Também Viana do Castelo e na ilha de São Miguel o número de alojamentos turísticos no mercado subiu de 3 para 5 neste período. Com apenas mais uma unidade turística no mercado do que no ano passado está Setúbal, Évora e Guarda.

Metodologia

Estes dados foram recolhidos e analisados ​​pelo idealista/data, a 'proptech' do idealista que disponibiliza informação destinada a um público profissional para facilitar a tomada de decisões estratégicas em Portugal, Espanha e Itália. Utiliza todos os parâmetros da base de dados idealista de cada país, bem como outras fontes de dados públicas e privadas para oferecer serviços de avaliação, investimento, aquisição e análise de mercado.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta