Este verão podes optar por percorrer o país de uma ponta à outra, ou explorar ao máximo uma só zona. Deixamos-te alguns locais que não podes perder.
Comentários: 0
‘Roadtrip’ por Portugal
Photo by Willian Justen de Vasconcellos on Unsplash

As férias sobre rodas têm ganho cada vez mais fãs. De carro ou caravana, há ‘roadtrips’ em Portugal para todos os gostos. Seguir um roteiro de viagem sem horários, nem pressões é uma excelente alternativa para quem gosta de fazer paragens para apreciar as vistas magníficas que o país tem para oferecer.

Numa viagem de carro ou numa ‘roadtrip’ de caravana, tudo é possível. E se estás a pensar que a comodidade de um carro não se assemelha a uma caravana, temos a solução para ti.

Afinal, quando pensamos numas férias de verão ao volante, é fundamental que tenhamos em conta a qualidade do descanso. Por isso mesmo, há vários modelos para escolher: os mais simples e tradicionais ou os mais impressionantes que são uma verdadeira casa sobre rodas.

E onde também não falta variedade é nas opções de destino, já que são inúmeras as ‘roadtrips’ portuguesas que podes escolher: conhecer a zona Norte, Centro e Sul e para os mais aventureiros percorrer o país de uma ponta à outra.

Se optares por embarcar nesta aventura durante o verão tens de estar preparado para enfrentar ondas de calor, mas para que nada te falte nestas férias, fica a saber que também já é possível ter uma piscina privada incorporada no teu transporte para que possas dar um mergulho refrescante.

Aproveita as férias de verão para conhecer alguns dos lugares mais bonitos de Portugal numa ‘roadtrip’. Deixamos-te 8 sugestões que não podes mesmo perder!

Roteiro de viagem para uma ‘roadtrip’ pela Costa Vicentina

A Costa Vicentina dispensa apresentações. Com algumas das praias mais bonitas de Portugal que preservam o seu encanto natural por estarem inseridas no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, esta zona cumpre todos os requisitos para uma ‘roadtrip’ de verão inesquecível. Com inúmeros recantos por descobrir, está na altura de pôr a mochila às costas, escolher um parque de campismo para a tua estadia e ter em conta algumas dicas. Mas, por agora, vamos aos pontos de interesse:

  • Sines

Sines é o ponto de arranque deste roteiro de viagem. Uma cidade pitoresca pautada pela atividade marítima, berço do navegador Vasco da Gama. Alberga em si vários pontos de interesse, como a Igreja Matriz ou o Castelo de Sines. Aproveita para explorar o centro histórico e, se o tempo sobrar, dá um salto até ao porto de pesca.

  • Praia de São Torpes

É conhecida pelo seu vasto areal de cinco quilómetros e caracterizada pelas suas águas mornas, devido à sua proximidade da central termoelétrica. O verão é uma boa altura para visitar este lugar e dar um mergulho sem arrepios, pelo menos, por enquanto, uma vez que a central foi encerrada recentemente.

  • Praia da Samoqueira

É uma das mais formosas do Sudoeste Alentejano com um vasto areal selvagem e a formação de piscinas naturais durante a maré baixa é um dos lugares que não podes perder, pois além de um fácil acesso, conta ainda com estacionamento.

  • Porto Covo

A tua ‘roadtrip’ de caravana não estará completa sem visitares a Praia dos Buizinhos que fica na extremidade oeste da povoação e foi premiada com um mar sereno e vistas encantadoras. Terás é de escolher a maré baixa, uma vez que pelo seu tamanho reduzido quase desaparece na subida da maré.

Roadtrip Porto Covo
Photo by Stephan Holzinger on Unsplash

  • Ilha do Pessegueiro

Talvez seja a mais famosa nesta ‘roadtrip’ por Portugal, por ser mote de uma canção de Rui Veloso. Conta com um vasto areal onde desagua a ribeira Corgo do Pessegueiro.  No verão pode ser visitada através de uma travessia de barco onde poderás visitar as ruínas do Forte de Santo Alberto, edificado para proteger a região de piratas.

  • Cabo Sardão

É o ponto mais ocidental da costa alentejana. No topo da falésia encontramos um farol centenário que guia os corajosos homens do mar. É um dos tesouros mais bem escondidos da costa e o lugar perfeito para admirar ninhos de cegonha branca.

  • Pego das Pias

No concelho de Odemira, o Pego das Pias é um verdadeiro paraíso alentejano envolto em natureza. Aconselhamos que faças uma paragem para percorreres o percurso pedestre sem te esqueceres de levar a máquina fotográfica. O quadro natural e as rochas impressionantes são dignas de registar além dos vários lagos naturais onde poderás dar um mergulho. Há ainda inúmeros lugares verdejantes perfeitos para fazer um piquenique.

  • Praia da Amália

Um dos lugares mais secretos da Costa Vicentina e o seu nome advém da fadista portuguesa Amália Rodrigues, que no topo daquela falésia tinha uma casa. Não é de fácil acesso uma vez que se encontra em estado selvagem. Contudo, passando a densa vegetação, irás surpreender-te com a sua beleza e vasto areal.

Se vais viajar de caravana, alertamos-te para que te informes das novas regras que deves cumprir na Costa Vicentina para que possas ter umas férias verdadeiramente descansadas.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta