Desde alojamentos 'pet-friendly' a praias que podes frequentar, até dicas para viajar com o teu animal de estimação. Um guia completo para as férias de verão.
Comentários: 0
Férias com animais de estimação
Photo by Josue Michel on Unsplash

Com a chegada do verão, as férias estão à porta e muitas vezes os amigos de quatro patas podem ser motivo de preocupação. A pensar nisso, preparámos um guia completo com toda a informação que precisas para ir de férias com os teus animais de estimação: desde dicas sobre alojamentos ‘pet-friendly’ até às praias que podes frequentar.

Hotéis para animais de estimação: turismo rural

De norte a sul do país, já há cada vez mais hotéis ‘pet-friendly’, ou seja, que aceitam animais de estimação.

Levar o teu fiel companheiro para um hotel pode parecer-te complicado, principalmente se o teu animal de estimação tiver uma personalidade forte. A pensar nisso, além dos hotéis que te sugerimos aqui, deixamos-te algumas sugestões de turismo rural onde os  animais de estimação são bem-vindos.

Dicas para viajar com animais de estimação
Photo by Xan Griffin on Unsplash

Monte da Barragem: Com vista privilegiada para a barragem do Montargil, esta casa rural permite dar liberdade total ao teu patudo, que pode correr pelos campos e mergulhar na barragem.

Casa dos Esteios: Construída em granito, é uma casa tipicamente agrícola localizada nas Termas de São Vicente, Tâmega e Sousa. Conta com um jardim com piscina, parque infantil e um pequeno campo de golfe. Um paraíso para toda a família, com animais incluídos.

Casa Cerejeira: Em Vila Nova de Famalicão esta casa rural em pedra e granito tem um espaço exterior onde poderás usufruir da piscina ou fazer um belo churrasco. O facto da área exterior ser vedada é um descanso para os donos e para os animais poderem correr à vontade.

Monte Azul: Um paraíso típico alentejano, localizado em Odemira, permite aos hóspedes usufruir de um amplo relvado e de uma piscina exterior de água salgada. Aqui também poderás desfrutar de umas merecidas férias com os teus animais de estimação.

Dicas para viajar com animais de estimação

Viajar com animais de estimação pode ser um verdadeiro desafio quer durante a viagem, quer nas regras que terás de cumprir no destino, como o uso de trela ou a permanência dos animais perto dos donos – neste guia, por exemplo, procuramos esclarecer as dúvidas que muitas vezes surgem na hora de decidir se deves, ou não, fazer férias com animais.

Viajar com animais de estimação
Photo by Avi Richards on Unsplash

Se decidires levar o teu amigo de quatro patas, e para que possas ir de férias com animais em segurança, há cuidados que deves ter em conta, principalmente, no que respeita ao trajeto. No verão, as temperaturas altas manifestam-se e uma viagem de carro pode ser dolorosa para o teu fiel companheiro. A pensar nisso, deixamos-te algumas dicas de como tornar a vossa viagem mais agradável:

  • Cinto de segurança, caixa transportadora ou grelha divisória: Estas são as três formas de viajar de forma segura com animais. A legislação sobre animais de companhia (Decreto-Lei nº.315/2003) menciona que “o animal não pode prejudicar a condução”, ou seja, não pode viajar com animais de estimação à solta no carro.
  • Documentação: Não são obrigatórios documentos para viajar com animais de estimação, no entanto, podem ser exigidos em alguns alojamentos, pelo que é recomendado que leves o boletim de vacinas e verifiques junto do veterinário se o chip está a funcionar corretamente.
  • Paragens de hora a hora: É recomendado que faças paragens regulares, principalmente se a viagem for longa, para que o teu animal possa fazer as necessidades, comer e beber água.
  • Levar brinquedos: Ter alguns brinquedos à disposição do animal durante a viagem é uma forma de o tranquilizar e de este se sentir em casa.
  • Controlar o ambiente: Dentro do carro deves procurar manter um ambiente calmo para que o teu patudo se sinta confortável. Isso implica não só controlar a temperatura, como ter atenção ao volume da música.

Praias que aceitam animais de estimação

Aproveitar as férias de verão para dar um mergulho refrescante na praia é quase obrigatório para a maior parte das pessoas. Nesta lista podes consultar as praias que aceitam animais de estimação – em 2021 juntaram-se mais algumas, nomeadamente a Praia dos Pescadores, Paço de Arcos; a Praia das Amoreiras, Santa Cruz; e a Praia de Matosinhos.

Praias que aceitam animais de estimação
Photo by Kojirou Sasaki on Unsplash

Lembra-te, contudo, que existem regras que tens de seguir se queres desfrutar de um momento balnear com os teus animais.

Se o teu destino ideal não tem nenhuma destas praias por perto, fica a saber que existe uma app gratuita que te ajuda a encontrar as melhores opções de passeio e serviços para o teu patudo perto da área onde te encontras.

Dito isto, resta-nos desejar-te umas ótimas férias com os teus animais de estimação.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade