Para quem sonha com uma fuga para uma das cidades europeias mais populares, talvez devas pensar duas vezes antes de ir para esses locais: podem estar super lotados de turistas. O portal Holidu compilou o ranking das cidades mais concorridas da Europa, convidando os turistas a escolher outros períodos para visitá-las sem perder as suas belezas.
Top 5 das cidades europeias mais populares entre os turistas
Dubrovnik, Croácia - 36 turistas por habitante
Era de se esperar: Dubrovnik é a cidade mais movimentada de turistas da Europa. É conhecida pelos seus belos telhados laranjas e pela sua presença na aclamada série Game of Thrones; Dubrovnik tem 36 turistas para cada habitante. Tendo uma população relativamente pequena, Dubrovnik tem um grande fluxo de turistas durante os meses de verão, especialmente em julho e agosto. O melhor conselho é visitar no início de maio ou de meados de setembro a meados de outubro para evitar as multidões. Em setembro, embora haja muito menos turistas, ainda há alguns eventos que atraem visitantes de todo o mundo, como o Festival Internacional de Música de Verão Tardio.
Veneza, Itália - 21 turistas por habitante
Do outro lado do Adriático, em segundo lugar, há Veneza, com suas as ruas estreitas e pontes. É bastante compreensível que seja muito lotado. Veneza tem uma história complicada com excesso de turismo. A infraestrutura tem sido frequentemente colocada à prova por turistas, especialmente os diurnos, que costumam descer de navios de cruzeiro que param por algumas horas e não oferecem um benefício económico real para a cidade. A cidade chegou a proibir navios de cruzeiro de navegar pelo centro histórico de Veneza em agosto de 2021 e, fala-se na possibilidade de introduzir um bilhete de entrada na cidade. A melhor época para visitar é de setembro a novembro e o conselho é ficar pelo menos 2 ou 3 noites.
Bruges, Bélgica - 21 turistas por habitante
Em terceiro lugar encontramos Bruges e sua maravilhosa arquitetura medieval. Bruges é uma pequena cidade com uma grande reputação: tem 21 turistas por habitante e atrai multidões especialmente do final de maio até a maior parte do verão. Os turistas acorrem para admirar a bela arquitetura e canais pitorescos. Além disso, sendo um Património Mundial da UNESCO, é uma cidade de visita obrigatória. No entanto, com 21 turistas por habitante, recomendamos ir lá na primavera e no outono para evitar as multidões, porque ainda está muito quente, mas terás que fazer filas longas (início de maio ou setembro).
Rhodes, Grécia - 21 turistas por habitante
A próxima paragem no nosso ranking é Rhodes, na Grécia, a maior das ilhas do Dodecaneso. Rhodes é conhecida pelas suas ruínas antigas e belos resorts à beira-mar, e é fácil ver por que tem 21 turistas por habitante. Com ruas e palácios medievais, Rhodes oferece história e praias maravilhosas no mesmo lugar. É altamente recomendável visitar entre abril e maio para evitar a alta temporada turística, multidões e preços altos.
Reykjavik, Islândia - 16 turistas por habitante
Com 16 turistas por habitante, Reykjavik ocupa o 5º lugar no ranking. Conhecida pela sua natureza pitoresca e paisagens acidentadas, a Islândia possui cascatas de tirar o fôlego, lagoas azuis, e vulcões ativos. Reykjavik é conhecida pela sua vibrante vida noturna e festivais de música. A alta temporada para a Islândia é durante os meses de verão, entre junho e agosto. Este é o período em que o clima é mais ameno e a luz do dia é maior. Maio e setembro são os meses ideais para quem procura umas férias mais tranquilas, pois é muito menos movimentado nesses períodos.
As demais cidades no top 10 entre as mais cheias de turistas
6. Florença, Itália - 13 turistas por habitante
7. Heraklion, Grécia - 13 turistas por habitante
8. Amsterdão, Países Baixos - 12 turistas por habitante
9. Dublin, Irlanda - 11 turistas por habitante
10. Tallinn, Estónia - 10 turistas por habitante
Para poder comentar deves entrar na tua conta