Vamos descobrir os mercados de Natal mais famosos da Europa, assim como outros mais em conta, para marcar férias em cima da hora.
Comentários: 0
mercadinhos de Natal na Europa
Pexels

Estás à procura daquela escapadinha de mercados de Natal que te vai fazer sentir o verdadeiro espírito festivo? 

Se o aroma das especiarias, o brilho das luzes, o calor de um copo de "mulled wine" e a alegria contagiante das feirinhas natalícias te chamam à atenção, este guia foi feito a pensar em ti. Reunimos sete destinos europeus que, garantimos, te vão encher o coração nesta quadra. Vamos a isto?

Barraquinhas de Natal no Funchal

parque de diversões
Wikimedia commons

Começamos com o Natal cá dentro. Se queres fugir ao frio europeu sem abdicar do espírito natalício, a capital da Madeira é o lugar certo, sendo talvez o sítio mais popular de Portugal para passar o Natal e o Fim de Ano. 

As ruas da Avenida Arriaga transformam-se num mercadinho de Natal exótico, onde as flores coloridas e as temperaturas em torno dos 20°C criam um contraste único com os pinheiros e as luzes festivas. Por lá vais encontrar de tudo: dos licores de tangerina e anis à tradicional carne em vinha d’alhos, um clássico obrigatório nesta altura.

Para além dos mercadinhos, há ainda um parque de diversões muito completo na Praça do Povo e a animadíssima Noite do Mercado, a 23 de dezembro, no Mercado dos Lavradores. E, claro, a cereja no topo do bolo é o famoso espetáculo de fogo de artifício de fim de ano, reconhecido internacionalmente.

Mercado de Natal de Edimburgo, Escócia

mercadinho de Natal em Edimburgo
Unsplash

O Natal em Edimburgo faz com que a sua arquitetura vitoriana ganhe um outro brilho, que te fará sentir dentro de um postal. Vais encontrar o grande mercado espalhado pelo East Princes Street Gardens, estendendo-se por uma parte da Royal Mile, onde poderás passear entre barraquinhas repletas de artesanato escocês e iguarias de Natal, o que o torna numa das feiras de Natal mais encantadoras da Europa.

Não te esqueças de te aventurares na vertiginosa Star Flyer, uma atração com 80 metros de altura que te dará a perspetiva perfeita do Pai Natal no seu trenó (ou quase). Depois da adrenalina, aquece-te com uma caneca de "mulled wine" ou experimenta o famoso "eggnog" nos bares da George Street, onde também podes deslizar graças à sua pista de gelo e assistir a espetáculos de música ao vivo.

Mercadinho de Natal de Leicester Square em Londres

Em pleno coração de Londres, o simpático mercado de Natal de Leicester Square oferece um ambiente cheio de magia. Mais do que um simples local para compras, aqui encontras dois meses de espetáculos, sabores tradicionais e até a oportunidade de tirar selfies com o Mr. Bean e o icónico urso Paddington.

É o lugar ideal para fazer uma pausa da correria das lojas londrinas e mergulhar num momento de entretenimento e espírito familiar, mesmo no centro de um dos locais mais agitados da capital britânica.

Mercado de Natal de Colónia, Alemanha

Por detrás da sua catedral gótica, ergue-se em Colónia o mercadinho de Natal mais fotogénico da Alemanha. Ali poderás contar com uma gigantesca árvore de Natal iluminada que se torna o centro de todas as atenções, além de coros e músicos que vão encher o ar com os sons que habitualmente se ouvem neste período.

O mercado de Colónia é considerado um dos melhores da Europa, não só pela sua atmosfera, como também pela variedade de mercados temáticos espalhados pela cidade, que te convidam a explorar cada canto. 

Podes passear pelo Mercado dos Anjos, na Neumarkt, ou descobrir a magia do Heinzels Wintermärchen, nas praças Alter Markt e Heumarkt, onde te espera uma pista de gelo e as misteriosas figuras dos gnomos. Não deixes de provar as tradicionais panquecas de batata, Reibekuchen, acompanhadas de um reconfortante copo de Glühwein.

Mercado de Natal de Budapeste, Hungria

vinho quente no mercado de Natal de Budapeste
Unsplash

Budapeste no inverno, apesar de chegar a temperaturas muito baixas, é bastante deslumbrante, porque os seus mercados de Natal dão à capital húngara uma vivacidade especial. A festa distribui-se entre a Praça Vörösmarty (o mercado mais famoso) e a Basílica de Santo Estêvão (a Szent István-bazilika), onde poderás contar com projeções de luz e cor sobre a sua fachada e coros durante a noite.

Explora as barraquinhas com o tradicional artesanato húngaro e não deixes de provar o famoso lángos (um pão frito coberto) e o kürtőskalács caramelizado. Para aquecer, opta por um vinho quente ou por um forte pálinka, o brandy de fruta húngaro.

Mercado de Natal de Estrasburgo, França

Prepara-te para uma viagem ao passado, pois Estrasburgo é a autoproclamada Capital do Natal e um dos mercados mais antigos da Europa, que remonta a 1570.

Com 300 banquinhas de madeira, vais sentir o espírito natalício em cada esquina da Grande Île, com a cidade velha a transformar-se num cenário cintilante de anjos, grinaldas e estrelas sob a guarda majestosa da sua catedral. 

O coração da festa sente-se na Place Kléber, onde o Grand Sapin de 30 metros domina a paisagem. Podes perder-te nas ruas, descobrir o artesanato da Alsácia e saborear as iguarias regionais como o pain d’épices e o kougelhopf. Por último, aproveita para brindar à época festiva com um intenso "vin chaud" da região.

Mercado de Natal de Viena, Áustria

mercado de Natal em Viena
Unsplash

Se procuras o melhor mercado de natal da Europa em termos de grandiosidade e classicismo, Viena deverá ser a tua escolha. A capital austríaca veste-se de uma nobreza imperial, transformando as suas praças mais bonitas. O principal mercado de natal em Viena, o Christkindlmarkt, brilha na Rathausplatz com um mar de árvores iluminadas e a maior pista de gelo ao ar livre.

Vais encontrar ainda mais de uma centena de barracas que vendem produtos artesanais que parecem impressionantes obras de arte. Não te limites ao mercado principal: visita também os mercados dos palácios de Schönbrunn e Belvedere que promete um toque de elegância adicional.

Mercadinhos de Natal mais baratos da Europa

árvore de Natal iluminada
Unsplash

Se és daqueles que deixa as férias de Natal para a última, deverás saber que existem alguns mercadinhos de Natal mais económicos. Na Polónia, os mercados de Gdańsk e Wrocław são igualmente envolventes e existem voos de ida em torno dos 40 e os 60 euros. Zagreb, na Croácia também oferece preços acessíveis, assim como Lille, em França, que contará com uma roda gigante e delícias locais, com voos a partir de 67€. 

Também na Alemanha há destinos que valem a viagem. A capital Berlim, por exemplo, contará com mais de 70 mercados, e haverá experiências para todos os orçamentos. Portanto não desistas, porque é perfeitamente possível sentir a magia do Natal europeu sem que isso pese demasiado no teu bolso.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta