Dezembro transforma Braga numa cidade encantada, onde cada dia é celebrado com muita amor à tradição. Contam-se, na verdade, mais de 40 dias com 160 eventos de festa natalícia que vão preencher as ruas e os edifícios históricos da cidade de muito verde e vermelho.
Neste artigo, poderás conhecer o que fazer em Braga no Natal, com experiências para todos os gostos, e que prometer fazer brilhar os olhos dos turistas e próprios bracarenses.
O que fazer em Braga no Natal?
Braga durante este Natal será uma afirmação da identidade cultural da capital do Minho, num poderoso convite ao encontro. Trata-se, de facto, de uma oportunidade de recordar tradições que continuam a atravessar gerações.
Desde a iluminação das ruas à emblemática Parada de Natal, cada elemento contribui para que Braga se viva como uma verdadeira capital natalícia em Portugal.
Percorrer as ruas do centro histórico
O centro de Braga ganha um brilho acentuado graças à iluminação de Natal e os enfeites que decoram as ruas, praças e monumentos.
As lojas de comércio também oferecem produtos locais exclusivos e até algumas promoções para incentivar às compras de Natal de última hora.
Aproveita para passear pelas ruas para descobrir pequenos tesouros, experimentar iguarias típicas e absorver a atmosfera festiva da cidade;
Tradição secular do Bananeiro
Na noite de Natal, mantém-se viva a tradição de “comer uma banana e beber um banano”, que une os bracarenses em torno do consumo de banana e moscatel.
A prática, secular e simbólica, reforça a ligação entre a cultura e a gastronomia, e perpetua os costumes que acompanham o passar do tempo na cidade. Para os mais pequenos, existe o Bananeiro das crianças, uma adaptação lúdica, que não quer deixar ninguém de fora.
Visitar o Bom Jesus de Braga
Trata-se de um dos principais santuários do nosso país, que também está rodeado de iluminação de Natal, mesmo no exterior. Curiosamente há um presépio iluminado no lago junto à gruta.
Além disso, aproveita para subir e desfrutar da vista panorâmica sobre Braga, um espetáculo de luzes e cidade que deixa qualquer visitante encantado.
Braga é Natal: mercadinhos no centro da cidade
Os mercadinhos da Avenida Central de Braga são uma experiência imperdível durante o Natal. Com cerca de 30 a 40 barraquinhas, o mercado oferece uma série de produtos desde artesanato local, decoração natalícia e presépios, vestuário, calçado e uma vasta seleção de produtos típicos.
Os visitantes podem provar os doces tradicionais de Braga, como rabanadas, sonhos e filhós, que transportam os sentidos para o verdadeiro espírito do Natal.
Além disso, os mercados estão localizados num espaço abrigado, protegido do vento e da chuva, perfeito para passeios em família durante as noites mais frias que são comuns no norte do país.
Onde ver as luzes de Natal em Braga?
Desde o dia 1 de dezembro, Braga transforma-se, todas as noites, numa cidade iluminada e cheia de vida, capaz de atrair milhares de pessoas para contemplar a sua deslumbrante decoração natalícia.
Cada rua e esquina do centro histórico convida a passeios tranquilos, seja sozinho ou acompanhado de familiares e amigos.
É o cenário perfeito para fotografias memoráveis ou simplesmente para desfrutar do espírito natalício, com a música de Natal a ecoar suavemente por todo o lado. A árvore de Natal gigante na Praça da República domina a paisagem, adicionando ainda mais brilho a esta experiência inesquecível.
O que fazer com crianças no Natal em Braga?
Braga está repleta de atividades para crianças durante o Natal e o principal destaque vai para uma atração que reúne centenas de visitantes:
- A pista de gelo no Largo do Pópulo é uma ótima opção, onde os miúdos e graúdos podem deslizar e brincar num ambiente seguro. Há, inclusive, muitas atividades gratuitas, como animação de rua, oficinas criativas, teatro e horas do conto, que permitem desfrutar a magia do Natal sem gastar um cêntimo.
Presta atenção às atividades agendadas em espaços como:
- O Laboratório de Natal e a Ludoteca da Estufa relacionadas com artes plásticas, construção de enfeites de Natal e oficinas de reciclagem;
- O Palácio do Raio e o Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa também participam com workshops criativos, experiências de exploração do património e atividades sobre história e comunicação.
Com tantas opções, as famílias podem passar um dia inteiro a aprender, brincar e aproveitar o melhor do Natal em Braga.
Espetáculos de Natal em Braga para as famílias
Ao longo de dezembro, o Palco Braga é Natal acolhe espetáculos de teatro como “A árvore do Príncipe”, inspirado na história da primeira árvore de Natal em Portugal.
A música também tem destaque com concertos ao vivo, desde cânticos de rua até apresentações de orquestras locais, onde cada dia se sentirão várias emoções.
Para além das festividades tradicionais, o Natal em Braga prolonga-se para lá do dia 25 de dezembro. Um exemplo é o concerto de Fernando Daniel, no dia 27 de dezembro, às 21h30, no Forum Braga. O artista apresenta o espetáculo intimista V.H.Sessions, acompanhado de guitarra, piano e dois músicos da sua banda.
Tradição dos Presépios de Priscos
Um dos momentos mais icónicos do Natal em Braga é a visita ao Presépio de Priscos, o maior presépio ao vivo da Europa.
- Com cerca de 30.000 m² de ocupação e mais de 90 cenários, o presépio recria ambientes históricos com referência a culturas egípcia, judaica, romana, assíria, grega e babilónica;
- São cerca de 800 participantes que dão vida à história que todos conhecem.
O presépio vai além da simples representação da Sagrada Família. Apresenta cenários detalhados com ofícios e atividades típicas da época, como ferreiros, sapateiros, serradores, camponeses, tecedeiras, oleiros e padeiras em ação.
Cada detalhe permite aos visitantes sentir que estão a viajar no tempo, para descobrir a vida quotidiana da época de Jesus de forma envolvente e educativa. Os horários do Presépio de Priscos podem ser conhecidos a seguir.
Horários do Presépio de Priscos
- 14 de Dezembro de 2025: 11h00 - 18h00
- 20 de Dezembro de 2025: 14h30 - 17h30
- 21 de Dezembro de 2025: 15h00 - 18h00
- 25 de Dezembro de 2025: 16h00 - 18h30
- 27 de Dezembro de 2025: 15h00 - 17h30
- 28 de Dezembro de 2025: 15h00 - 17h30
- 1 de Janeiro de 2026: 16h00 - 18h30
- 4 de Janeiro de 2026: 15h00 - 18h00
- 10 de Janeiro de 2026: 20h00 - 22h30
- 11 de Janeiro de 2026: 15h00 - 18h00
Gastronomia e comércio local em Braga durante o Natal
Viver o Natal em Braga passa também pelo paladar. Os mercados e cafés da cidade oferecem doces típicos e pratos tradicionais que transportam os visitantes para a essência da quadra.
- Podes visitar espaços históricos como A Brasileira, com o seu ambiente de início do século XX, ou A Colonial e A Favorita, paragens obrigatórias para quem procura presentes com significado e sabores típicos da região.
- Para os amantes de café, a Negrita na Avenida Central, oferece o aroma inconfundível de café acabado de moer, enquanto a Loucera apresenta artesanato em loiça que é perfeito para oferecer neste Natal.
As famílias podem ainda explorar a arte urbana, descobrir a arte sacra, ou ver a tradição dos trajes e bordados minhotos em exposições.
Seja a comprar presentes ou a explorar a cultura local, Braga oferece um Natal para todos, e mesmo depois da consoada, a cidade continua a brindar os visitantes com uma série de eventos marcados até ao dia 11 de janeiro.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Segue o idealista/news no canal de Whatsapp
Whatsapp idealista/news Portugal
Para poder comentar deves entrar na tua conta