Comentários: 0
Prestação da casa só sobe em 2016
GTRES

Pelo segundo mês consecutivo, a média mensal da taxa Euribor a três meses – um dos principais indexantes utilizados no crédito à habitação e às empresas – ficou negativa. Ou seja, a prestação da casa irá baixar, já que a taxa abate ao spread cobrado pelos bancos. Uma tendência que se deve manter nos próximos meses, já que as taxas interbancárias devem manter-se em terreno negativo até final deste ano. Aumentos na mensalidade só em 2016.

Segundo o Dinheiro Vivo, os futuros da Euribor a três meses apontam para que esta se situe, em dezembro de 2015, nos -0,05%. Isto quando a média mensal desta taxa a três meses se fixou, em junho, nos -0,014% - sendo esta a média utilizada para os contratos revistos este mês. Tendo por base estes dados, por um empréstimo de 100.000 euros a 30 anos com um spread de 1% indexado à Euribor a três meses a prestação a pagar é 321 euros. Com a Euribor a -0,05%, a mensalidade desce dois euros, para 319 euros.

“A taxa Euribor a três meses deverá manter-se negativa enquanto não houver uma indicação de retoma consistente da economia e esteja afastado o cenário de deflação. As nossas previsões apontam para que a Euribor a três meses continue negativa até ao final do ano”, disse Paula Carvalho, economista-chefe do BPI, citada pela publicação.

A responsável antevê que a subida das taxas interbancárias aconteça só no próximo ano, com o regresso a valores positivos. “Havendo uma normalização do cenário económico, e uma situação de crescimento em 2016, abre-se espaço para as taxas voltarem a subir”, explicou.

De referir que dos cerca de 1,6 milhões de contratos de crédito à habitação existentes em Portugal, mais de 675.000 estão indexados à Euribor a três meses, segundo dados do Banco de Portugal. A Euribor a seis meses representa a maioria dos contratos (mais de 850.000) e esses devem sentir o efeito da taxa negativa, na prestação, até ao final do ano. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade