Comentários: 0
Valor da avaliação bancária das casas sobe há quatro meses
autorizado

O valor médio de avaliação bancária das casas em Portugal, realizada no âmbito da concessão de crédito à habitação, fixou-se em 1.068 euros por m2 em julho, mais três euros por m2 que no mês anterior. Há quatro meses consecutivos que os bancos estão a avaliar as casas “por cima”, sendo o valor agora alcançado, os referidos 1.068 euros, o mais elevado desde janeiro 2012.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), o aumento de três euros (0,3%) por m2 face a junho “foi em grande parte determinado pelas variações observadas nas regiões Área Metropolitana de Lisboa (0,3%) e Algarve (2,5%)”. “Os valores médios de avaliação por m2 destas regiões foram 1.295 euros por m2 e 1.330 euros por m2 em julho, pela mesma ordem”, refere o INE.

Valor da avaliação bancária das casas sobe há quatro meses

Em termos homólogos, ou seja, face a julho de 2015, o valor médio de avaliação bancária da habitação no total do país aumentou 2,8%. Só as regiões autónomas dos Açores e da Madeira apresentaram, em julho, valores médios inferiores aos observados no período homólogo.

No caso concreto dos apartamentos, o valor médio de avaliação bancária aumentou quatro euros (0,4%) face a junho, fixando-se em 1.109 euros por m2, e 1,9% face a julho do ano passado. “O valor médio de avaliação para os apartamentos T2 e T3 situou-se, respetivamente, em 1.101 euros por m2 e 1.044 euros por m2, diminuindo um euro por m2 (-0,1%) nos T2 enquanto os T3 registaram um aumento de cinco euros por m2 (0,5%), comparativamente com os valores verificados em junho”, revela o INE. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta