Comentários: 0
Portugueses reembolsaram antecipadamente 2,6 mil milhões referentes a crédito à habitação em 2015
GTRES

Os portugueses reembolsaram antecipadamente 2,6 mil milhões de euros referentes a crédito à habitação em 2015. Trata-se de um valor bem superior ao verificado nos anos anteriores, revelou o Banco de Portugal (BdP).

Segundo a Lusa, que cita o Boletim Económico de outubro do BdP, os pagamentos antecipados de empréstimos para a compra de casa foram mais significativos para os contratos celebrados entre 2011 e 2014, anos em que os bancos cobravam custos elevados para emprestar dinheiro.

“No atual contexto de taxas de juro muito baixas, uma parte importante dos reembolsos antecipados poderá estar relacionada com o facto de algumas famílias endividadas desejarem aproveitar a oportunidade atual para amortizar dívidas cujos 'spreads' [margem de lucro do banco] são relativamente elevados”, conclui o documento.

O BdP sugere que parte dos reembolsos antecipados que são feitos se deverá a transferências de créditos para outros bancos em que os clientes podem “ter obtido condições de financiamento mais vantajosas”, o que também demonstra um aumento da concorrência dos bancos no mercado de crédito à habitação.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta