Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Vais comprar casa? Há um simulador que promete ajudar-te a poupar no crédito à habitação

Autor: Redação

Vais comprar casa ou estás a pensar renegociar as condições do teu crédito à habitação? Então fica a saber que tens à disposição um simulador online que te pode ajudar a poupar milhares de euros durante o prazo do empréstimo. Trata-se de um comparador de crédito à habitação através do qual podes ficar a saber quais são as opções mais baratas para o financiamento que necessitas, tendo em conta o valor da casa que pretendes comprar, e qual o banco que te oferece melhores condições.

Em causa está uma nova ferramenta disponível na plataforma ComparaJá.pt, que foi lançada esta quarta-feira (dia 8). Segundo as contas do Público, um empréstimo de 120.000 euros pode implicar uma prestação mensal de 447 euros, no Bankinter, de 478 euros, na Caixa Geral de Depósitos, e de 587 euros, no Banco Atlântico Privado.

A simulação, para um prazo de 30 anos, e para um imóvel no valor de 150.000 euros (80% financiado), conclui que o custo total do crédito à habitação varia entre 168.000 euros no Millennium BCP, que apresenta a terceira melhor proposta, e 185.000 euros do Deutsche Bank, que aparece em antepenúltimo lugar da lista. Uma diferença, entre estes dois bancos, de 17.000 euros. A publicação escreve ainda que a diferença do montante total imputado ao consumidor (MTIC) pode atingir os 23.000 euros se o cálculo for feito a partir da melhor proposta, a do Bankinter.

"Portugueses estão a desperdiçar vários milhares de euros" 

De acordo com Sérgio Pereira, codiretor geral do ComparaJá.pt, "os portugueses estão a desperdiçar vários milhares de euros por não verificarem se existem ofertas mais competitivas no mercado na hora de contratar o seu empréstimo para comprar casa". "Basta aceder ao nosso comparador para perceber que, para um financiamento de 150.000 euros a 30 anos, a diferença em termos de montante total imputado ao consumidor entre a proposta mais competitiva do mercado face à mais dispendiosa é superior a 30.000 euros, o que se traduz numa prestação mensal quase 100 euros mais elevada", disse, em comunicado.

De referir que a simulação é gratuita e só pode ser feita tendo por base a taxa variável (Euribor). Além da Taxa Anual Nominal (TAN), é calculada a Taxa Anual Efetiva (TAE), que inclui os custos diretos do empréstimo (comissões, impostos e seguros obrigatórios). Não disponibiliza, no entanto, a Taxa Anual Efetiva Revista (TAER), que reflete o custo total do crédito quando a operação de empréstimo está associada à subscrição de produtos, como por exemplo cartões de crédito.

Sérgio Pereira adiantou que a plataforma pretende ajudar cinco mil famílias a encontrar a melhor proposta de crédito à habitação até final do ano