Os bancos parecem estar de facto mais disponíveis para financiar a compra de casa. Uma tendência que se arrasta há muitos meses e que se deve manter. “No segmento dos particulares, a procura de empréstimos aumentou ligeiramente, sobretudo no segmento dos empréstimos para aquisição de habitação”, conclui
o inquérito aos bancos sobre o mercado de crédito, do Banco de Portugal (BdP).
Os dados são relativos ao primeiro trimestre do ano e baseiam-se num inquérito realizado a cinco dos bancos mais representativos do sistema financeiro nacional. “No segmento dos particulares, quatro instituições indicaram um ligeiro aumento da procura de empréstimos para aquisição de habitação, nos primeiros meses do ano, e três assinalaram uma evolução semelhante no segmento dos empréstimos para consumo e outros fins”, lê-se no documento.
De acordo com a entidade liderada por Carlos Costa, “o aumento da confiança dos consumidores e o nível das taxas de juro terão sido os principais fatores subjacentes a esta evolução” positiva de crédito à habitação. “No segmento dos particulares, a maioria das instituições espera um ligeiro aumento da procura de empréstimos, evidenciando-se o segmento dos empréstimos para aquisição de habitação”, sintetiza o relatório.
Para poder comentar deves entrar na tua conta