Em setembro, foram emprestados 1.331 milhões de euros para a compra de casa, num total de 1.995 milhões concedidos, segundo o BdP.
Comentários: 0
Maioria dos empréstimos são para crédito habitação
GTRES

O negócio do crédito habitação está a engordar os cofres dos bancos. Em setembro de 2021, a maioria dos empréstimos concedidos a particulares, mais de dois terços, tiveram como destino a compra de casa. Foram 1.331 milhões de euros num total de 1.995 milhões concedidos. Trata-se do terceiro valor mais alto desde, pelo menos, setembro de 2016, segundo dados divulgados pelo Banco de Portugal (BdP).

“Enquanto os montantes de novos empréstimos ao consumo e outros fins têm assumido valores relativamente estáveis, os novos empréstimos à habitação têm registado uma tendência de crescimento. Entre janeiro e setembro de 2021, os novos empréstimos à habitação representavam, em média, 68% do total dos novos empréstimos a particulares (um peso próximo ao observado em 2007)”, conclui o BdP salientando que a taxa de juro do crédito habitação “permaneceu em valores historicamente baixos, fixando-se, pelo terceiro mês consecutivo, em 0,8%”. 

De referir ainda que o volume de novas operações de crédito habitação concedido em setembro, os já referidos 1.331 milhões de euros, supera o valor emprestado em agosto (1.261 milhões de euros) e no período homólogo (970 milhões de euros). É, de resto, o terceiro valor mais elevado desde, pelo menos, setembro de 2016. Só em julho e março de 2021 foi mais elevado: 1.385 e 1.382 milhões de euros, respetivamente.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta