Inquérito do BCE conclui que 24% dos bancos tornou as condições dos empréstimos às famílias para comprar casa mais restritivas.
Comentários: 0
Bancos da Zona Euro “cortam” no crédito habitação
Photo by Maria Ziegler on Unsplash

No segundo trimestre do ano, os bancos da Zona Euro apertaram as condições da concessão de crédito às empresas e às famílias, nomeadamente no que diz respeito ao crédito habitação. Um cenário que se deve manter no terceiro trimestre. Segundo um inquérito conduzido pelo Banco Central Europeu (BCE) entre 10 e 28 de junho, entre 153 bancos da Zona Euro, 24% dos bancos inquiridos disseram ter tornado as condições dos empréstimos às famílias para a compra de casa mais restritivas, um valor muito superior ao verificado nos primeiros três meses do ano (2%).

Segundo a Lusa, que se apoia no referido estudo do BCE, no segundo trimestre, os bancos endureceram os padrões da concessão de crédito às empresas e às famílias, para a compra de casa e consumo, devido à incerteza e porque a política monetária é menos expansionista.

De acordo com BCE, 16% dos bancos inquiridos afirmaram ter tornado as condições da concessão de crédito mais restritivas para as empresas no segundo trimestre (contra 6% no primeiro trimestre).

O BCE indicou também que 24% dos bancos inquiridos disseram ter tornado as condições dos empréstimos às famílias para a compra de casa mais restritivas (contra 2% no primeiro trimestre).

Assim, 9% dos bancos da Zona euro endureceu as condições dos empréstimos ao consumo no segundo trimestre, contra 5% que as aliviaram no primeiro trimestre.

Os bancos tornaram as condições para os empréstimos hipotecários mais rigorosas de forma acentuada e moderada para os empréstimos ao consumo e outros empréstimos às famílias.

O inquérito em causa é realizado pelo BCE quatro vezes por ano para melhor compreender a concessão de crédito dos bancos.

*Com Lusa

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta