Associação dos Consumidores defende que há muitas famílias em dificuldades e que são necessárias medidas extraordinárias.
Comentários: 0
Dificuldades em pagar crédito habitação
Foto de Karolina Grabowska @Pexels
Lusa
Lusa

A associação Deco defendeu esta terça-feira, no parlamento, que é preciso lançar uma linha de financiamento de crédito à habitação para famílias em vulnerabilidade económica, face à subida dos juros, e que a banca deve ser obrigada a renegociar créditos.

"O PARI [plano de ação para o risco de incumprimento] é uma boa medida [que obriga a banca a fazer avaliação de alguns créditos] mas neste momento exigem-se medidas extraordinárias", defendeu a coordenadora do Gabinete de Proteção Financeira da Deco – Associação para a Defesa do Consumidor, Natália Nunes, numa audição no parlamento a requerimento do PSD, sobre a subida das prestações no crédito para aquisição de habitação.

Famílias com taxas de esforço de 70% 

O aumento dos preços e prestação de créditos são uma preocupação para a associação, disse a responsável, salientando que desde setembro a Deco tem recebido pedidos de famílias vulneráveis que temem não conseguir continuar a cumprir o pagamento dos créditos, face à subida das taxas de juros.

"Quem pede ajuda tem cinco créditos", disse, destacando que as famílias que pedem ajuda têm, em média, uma taxa de esforço de 70% só relativa a crédito à habitação, cartões de crédito e crédito ao consumo.

Natália Nunes disse aos deputados que criar uma linha de financiamento é "fundamental", até porque "só em última instância as famílias deixam de pagar o crédito à habitação", e defendeu também medidas de apoio para as famílias que, neste momento, já estão em incumprimento.

Muitas famílias ainda não estão em incumprimento do crédito à habitação, porque estão a recorrer às poupanças que amealharam durante a pandemia da Covid 19, segundo a Deco, que defendeu também que fosse criada a impenhorabilidade da casa de morada de família.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta