Em 2024, a amortização está isenta de pagamento de comissão, diz a Deco, referindo que amortizar o crédito compensa quase sempre.
Comentários: 0
Usar poupanças para amortizar crédito habitação
Foto de Kindel Media on Pexels

As prestações da casa dispararam nos últimos tempos, sobretudo, as relativas a créditos habitação indexados a taxas Euribor, na sequência da subida das taxas diretoras por parte do Banco Central Europeu (BCE). Muitas pessoas têm de encontrar soluções para tentar minimizar os encargos financeiros, sendo que uma das alternativas passa por usar poupanças – depósitos a prazo – para amortizar o empréstimo da casa. Será esta uma boa decisão? É uma solução que acarreta outros custos, como o pagamento de comissões? Explicamos tudo sobre este assunto no artigo desta semana da Deco Alerta.

A rubrica semanal Deco Alerta é assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor* para o idealista/news e destina-se a todos os consumidores em Portugal.

Tenho de parte uma pequena poupança, na verdade é um depósito a prazo, e disseram-me que poderia usá-la para amortizar uma parte do meu crédito habitação. Mas não tenho de pagar uma comissão? Será que vale a pena esta decisão?

Acreditamos que vale a pena, pelo menos, ponderares essa decisão! A tua dúvida sobre o pagamento de uma comissão é muito pertinente, mas temos boas notícias para te dar: este ano, 2024, a amortização de crédito habitação com taxa variável está isenta de pagamento de comissão.

Quem tem crédito habitação com taxa variável e tem uma poupança, como é o teu caso, pode amortizar o crédito sem pagar comissão. Tal significará uma baixa na prestação mensal do empréstimo, logo um alívio no orçamento familiar.

Mesmo que o valor da poupança não seja muito elevado, a amortização antecipada sem comissão é, ao longo deste ano, uma decisão que, no mínimo, merece uma análise cuidada e uma simulação do que poderás baixar na mensalidade. 

A ponderação sobre amortizar antecipadamente ou não é colocada frequentemente e pode dizer-se que, sempre que seja possível, o consumidor deve amortizar. Compensa quase sempre, independentemente do valor que pretende abater, pois é uma forma de diminuir a taxa de esforço.  

Queremos, ainda, esclarecer que para amortizares antecipadamente o capital em dívida no crédito habitação não tens um montante mínimo. Isto é, a amortização pode ser parcial ou total. Claro que quanto maior for o valor a amortizar, menor será o valor de juros a pagar e, consequentemente, menor será a prestação mensal a pagar ao banco.

Mantem-te informado connosco! A Deco trabalha para ti e contigo há quase 50 anos!

*Conta com o apoio da Deco através do número de telefone 21 371 02 00 ou do email deco@deco.pt. Visita o nosso site e segue-nos na página de Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e Linkedin.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta