Novo Banco tem oferta de crédito habitação específica para maiores de 50 anos e com spreads a partir de 0,9%. Descobre tudo.
Comentários: 0
Crédito habitação para maiores de 50 anos
idealista/news

Os portugueses tendem a comprar casa mais tarde, seja pela dificuldade de poupar ou até de se emancipar. Por outro lado, a vida também vai colocando desafios pelo caminho, como separações ou divórcios, que muitas vezes nos obrigam a começar de novo. Seja por um motivo ou por outro, a verdade é que há quem queira comprar casa depois dos 50 anos com recursos a financiamento bancário. Mas será que há ofertas no mercado? Sim, por exemplo, o Novo Banco tem ofertas de crédito habitação específicas para maiores de 50 anos e com spreads a partir de 0,9%. Descobre tudo na rubrica do crédito habitação do mês de fevereiro.

Os jovens portugueses estão a sair tarde de casa dos pais, porque têm empregos instáveis e salários baixos, o que dificulta a poupança para dar entrada de uma casa. E os dados do relatório anual do idealista/créditohabitação revelam precisamente que houve menos jovens entre os 25 e 35 anos a avançar com empréstimos da casa em 2023 do que no ano anterior. Em contrapartida, aumentaram os agregados com idades entre os 35 e os 45 anos que contrataram créditos habitação (de 34% em 2022 para 45% em 2023).

Só 3,8% dos agregados que contrataram crédito habitação em 2023 tinham entre 55 e 65 anos (menos do que os quase 7% registados no ano anterior). Mas a verdade é que existem no mercado ofertas de empréstimos a habitação especiais para quem quer comprar casa depois dos 50 anos.

Crédito da casa para maiores de 55 anos
Foto de Darina Belonogova no Pexels

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal.

Crédito habitação para maiores de 50 anos no Novo Banco – como funciona?

A pensar em quem quer refazer a vida e comprar casa depois dos 50 anos, o Novo Banco criou uma oferta de crédito habitação com diferentes condições. Desde logo, é possível alargar o empréstimo da casa até aos 80 anos de idade do titular mais velho, aumentando o prazo máximo de pagamento para os 30 anos. E também há a possibilidade de isenção da obrigatoriedade do seguro de vida a partir dos 65 anos.

Esta oferta de crédito habitação para maiores de 50 anos do Novo Banco tem financiamento de até 90% do valor da avaliação ou 75% do valor de escritura (o menor dos dois), para o caso da aquisição de habitação própria permanente. E esta oferta de empréstimo habitação para titulares com mais de 50 anos apresenta um spread desde 0,9% e TAEG desde 5,9% (com vendas associadas facultativas).

Crédito habitação em Portugal
Foto de Andrea Piacquadio no Pexels

BdP apertou prazos dos créditos habitação consoante idades há quase um ano

Importa recordar que o Banco de Portugal (BdP) decidiu limitar os prazos máximos de pagamento dos empréstimos da casa consoante a idade dos titulares em abril de 2022, de forma a reduzir riscos e a convergir a maturidade média dos novos contratos de crédito habitação para 30 anos.

Assim, foi recomendado pelo regulador português que os titulares com idades superiores a 35 anos passassem a ter uma maturidade máxima dos créditos habitação de 35 anos (isto é, menos 5 anos para pagar o crédito do que antes). Mas para os mutuários com 40 ou mais anos esta medida não foi sentida da mesma forma, já que a maioria dos bancos em Portugal só financia créditos habitação até aos 75 anos de idade.

Esta oferta de crédito habitação para maiores de 50 anos constitui, assim, uma exceção à regra, já que o limite de idade pode chegar aos 80 anos, sendo que geralmente é de 75 anos por recomendação do Banco de Portugal (BdP).

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta