Este crédito fixa os juros durante 3 anos a partir de 2,70%. Depois passa a estar indexado à Euribor a 6 meses somada ao spread.
Comentários: 0
Crédito habitação em Portugal
idealista/news

Mesmo com a descida das taxas Euribor, as famílias continuam a preferir contratar créditos habitação a taxa mista. Até porque há ofertas deste tipo bem vantajosas no mercado e com juros acessíveis durante os primeiros anos do contrato. Uma delas foi lançada recentemente pelo banco BPI dando isenção de até 1.700 euros de comissões iniciais para empréstimos a taxa mista. Descobre tudo na rubrica Crédito habitação do mês de fevereiro. 

As recentes descidas dos juros estão a mexer com as ofertas dos bancos residentes no nosso país. Não só os empréstimos a taxa variável estão mais baratos (por via da redução da Euribor), como também há cada vez mais ofertas de crédito habitação a taxa mista acessíveis e com vantagens para as famílias.

Todo este cenário é favorável para quem pretende comprar casa com financiamento bancário nos próximos meses. Isto porque a grande concorrência entre os bancos garante melhores condições para quem contratar novos créditos da casa, o que pode gerar poupanças.

Taxa mista no crédito habitação
Freepik

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Como poupar centenas de euros num novo crédito habitação?

Uma das ofertas de crédito habitação a taxa mista que salta à vista é a do BPI, onde se destaca a possibilidade de ter isenção das comissões iniciais do processo. Aqui está incluída a comissão de dossier (no valor de 290 euros), de avaliação (230 euros) e preparação de minutas (190 euros). 

Depois, as famílias também podem ver reembolsado o valor das despesas relativas ao Serviço Casa Pronta (751 euros) ou relativas ao Documento Particular Autenticado (até ao máximo de 978,55 euros). Portanto, para quem escolher a segunda opção, o valor das isenções e reembolsos pode chegar mesmo a cerca de 1.717 euros (valor inclui imposto do selo).

Nesta oferta de crédito habitação, a taxa mista será aplicada durante de 3 anos, começando nos 2,80%. Ou seja, neste período a família pagará sempre a mesma prestação da casa. Depois dos três anos, a prestação  será calculada tendo em conta a Euribor a 6 meses e um spread desde 0,75%. Aqui a TAEG (Taxa anual de encargos efetiva global) começa nos 4,00%.

O BPI admite um financiamento para compra de habitação própria e permanente até 90% do valor do imóvel ou até 85% da avaliação bancária (o que conta é o menor dos dois). O prazo máximo de pagamento da dívida é de 40 anos (ou os limites definidos pelo Banco de Portugal) e a idade limite dos mutuários é de 75 anos.  

Crédito habitação de taxa mista
Freepik

Sete em cada 10 créditos da casa são a taxa mista

Com a oferta dos bancos mais voltada para este tipo de taxa (que conjuga um período fixo de juros, com período variável), as famílias também acabam por contratar mais créditos habitação a taxa mista. Em dezembro, a taxa mista representou cerca de 74% dos novos créditos para compra de habitação própria e permanente, revelam os dados do Banco de Portugal (BdP).

Foi em agosto de 2024 que se registou um máximo histórico de novos empréstimos da casa a taxa mista (quase 80% do total). Desde então, tem-se sentido um ligeiro decréscimo desta percentagem, o que pode estar relacionado com a descida das taxas Euribor e diversificação de ofertas dos bancos para a taxa fixa (que já se começa a sentir).

A percentagem de crédito da casa a taxa variável tem crescido ligeiramente desde o verão, registando quase 20% dos novos contratos em dezembro. E os empréstimos a taxa fixa deram o salto no último mês de 2024, passando a pesar 7% do total (no mês anterior era 5%).

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta