Nível foi fixado no final de outubro de 2024 e mantido em dezembro, fevereiro e agora em março, apesar da inflação elevada.
Comentários: 0
Moscovo
Vista panorâmica da cidade russa de Moscovo Getty images
Lusa
Lusa

O Banco Central da Rússia (BCR) manteve esta sexta-feira (21 de março de 2025) pela terceira reunião consecutiva as taxas diretoras em 21%, nível fixado no final de outubro de 2024 e mantido, contra todas as probabilidades, em dezembro e fevereiro, apesar da persistente inflação elevada.

“A atual pressão inflacionista abrandou, mas continua elevada. O aumento da procura interna continua como antes, à frente das possibilidades de expansão da oferta de bens e serviços”, explica o regulador russo.

De acordo com o BCR, “o crescimento das atividades de crédito permanece contido e a atividade de poupança da população é elevada”.

O banco central russo considera que as taxas de juro atuais “criam as condições necessárias para o regresso ao objetivo de inflação de 4% em 2026”.

O banco central diz que, “para atingir o objetivo de inflação, será necessário um período prolongado de medidas severas de crédito na economia”, e refere que vai continuar a analisar a dinâmica da inflação e as expectativas inflacionistas. “Se a dinâmica de desinflação não garantir o cumprimento dos objetivos, o BCR considerará uma subida da taxa de juro”, avisa.

A atitude cautelosa do regulador, que decidiu pela terceira vez consecutiva não subir as taxas, deve-se à disputa entre banqueiros e empresários russos sobre os riscos que esta medida poderia gerar para a economia nacional.

O Presidente do país, Vladimir Putin, que apoia a gestão da presidente do BCR, Elvira Nabiulina, instou o regulador a não confiar tanto nas subidas das taxas e a implementar outras medidas económicas para inverter a elevada inflação.

O BCR, que aumentou as taxas para 21% em outubro de 2024, já as tinha subido em julho e setembro daquele ano, primeiro de 16% para 18% e depois para 19%.

Estes aumentos não impediram que a moeda nacional, o rublo, se depreciasse e atingisse os níveis fixados no início da guerra na Ucrânia (fevereiro de 2022).

A próxima reunião do conselho de administração do BCR realiza-se dia 25 de abril.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta