
A compra de carro continua a ser um dos principais destinos do crédito ao consumo. Dos 2,3 mil milhões de euros emprestados desde o início do ano pelos bancos e financeiras, mais de 36% teve como destino o financiamento automóvel. Entre janeiro e maio foram emprestados mais de 860 milhões de euros, o que representa uma média de mais de cinco milhões de euros por dia.
Segundo o Jornal de Negócios, que se apoia em dados do Banco de Portugal, nos primeiros cinco meses do ano foram concedidos 860,8 milhões de euros em crédito automóvel, mais 30,4% que no período homólogo. Dividindo este valor pelos 152 dias do período entre janeiro e maio, conclui-se que foram emprestados 5,7 milhões de euros por dia para a compra de carro.
Trata-se de um segmento que continua a contribuir para a recuperação das novas operações de empréstimos ao consumo. Até maio, foram emprestados 2,34 mil milhões de euros, mais 20% que os 1,94 mil milhões de euros concedidos entre janeiro e maio de 2015.
E se os empréstimos para a compra de automóvel representam quase 37% de todo o novo crédito, o crédito sem finalidade específica representa quase metade destas operações. Entre janeiro e maio deste ano, foram emprestados mais de mil milhões de euros em crédito pessoal sem um objetivo definido, escreve a publicação, salientando que foram ainda solicitados 439,8 milhões de euros em “plafond” para os cartões de crédito, linhas de crédito e facilidades de descoberto.
Para poder comentar deves entrar na tua conta