Comentários: 0
Quase metade das vendas de chocolate faz-se no Natal
GTRES

Chegou o Natal e não sabes o que oferecer a um amigo ou familiar? O chocolate, como sabes, é sempre uma boa opção. Não é admirar, por isso, que seja nesta quadra que se vendem mais de 40% de todos os chocolates, revelou a Associação dos Industriais de Chocolate e Confeitaria (ACHOC).

“Desde 2014 que o mercado tem estado estagnado, mas este ano esperamos vender mais e crescer também em valor”, adiantou João Seara, presidente da Assembleia Geral da ACHOC, citado pelo Dinheiro Vivo.

A ACHOC acredita que as vendas deste Natal vão permitir superar as 13.200 toneladas de chocolate vendidas em 2015, por cerca de 200 milhões de euros. “No ano passado, também não houve evolução nas vendas, em volume, porque o crescimento de 3% nos bombons foi acompanhado de uma quebra de 5% nas tabletes. Mas, este ano, esperamos crescer inclusive nas tabletes”, referiu.

De acordo com João Seara, “o Natal e a Páscoa, mais o Dia dos Namorados, representam entre 65% e 70% das vendas anuais de chocolate”. “Já sabemos que quando a Páscoa é fria vende-se muito mais do que naqueles anos em que já está calor e as pessoas até vão para a praia”, explicou, frisando que “o chocolate continua muito dependente da meteorologia” e que “o aquecimento global tem sido inimigo do setor”.

De referir que cerca de 70% dos chocolates vendidos em Portugal são importados, sobretudo da Europa. Do pouco chocolate fabricado em Portugal, só uma percentagem residual é exportada. “Nunca vamos ser uma potência a exportar chocolates, até porque não somos produtores”, concluiu. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta