Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Salário médio dos portugueses aumentou 13 euros num ano

Gtres
Gtres
Autor: Redação

O salário médio dos portugueses está a subir, tendo aumentado 1,6% no primeiro trimestre do ano, face ao período homólogo. Na prática, o vencimento médio dos trabalhadores por conta de outrem no país, depois de descontados os impostos, está atualmente em 846 euros, mais 13 euros que há um ano (833 euros).

Segundo o Jornal Económico, que se apoia em dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), os salários estão a aumentar de forma consistente há três anos, depois de um programa de assistência económica e financeira que conduziu a anos de estagnação e de diminuições salariais. Um relatório recente do Centro de Relações Laborais já apontava para a melhoria dos rendimentos no país que são tabelados através de convenções coletivas.

O documento conclui que as novas convenções estabelecidas em 2016 resultaram num aumento médio nominal dos salários de 1,5% nos vários setores de atividade, o que não acontecia desde 2008, escreve a publicação.

A subida da média dos salários líquidos em Portugal está associada a uma melhoria do mercado de trabalho. Isto além do impacto das medidas de reposição salarial decididas pelo Governo, com a reversão dos cortes salariais na função pública e o alívio no IRS.

E termos geográficos, Lisboa é a zona do país com salários mais altos, tendo atualmente um vencimento médio de 977 euros. Em sentido contrário encontra-se a Madeira (782 euros).