Comentários: 0
Deco Alerta: Celebrou-se o Dia Mundial da Poupança. Estas dicas valem ouro...
GTRES

O mês ainda vai a meio e já sentes o cinto a apertar? Sentes que o orçamento familiar mensal não estica? No artigo de hoje da rubrica semanal Deco Alerta, destinada a todos os consumidores em Portugal e assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news, damos-te algumas dicas para conseguires poupar. Isto precisamente no dia em que se comemora o Dia Mundial da Poupança. 

Envia a tua questão para a Deco, por email para decolx@deco.pt ou por telefone para 00 351 21 371 02 20.

Há um ano a minha situação laboral sofreu alterações, com redução de horário, logo com corte no salário, e embora a minha mulher esteja a trabalhar, o nosso rendimento familiar passou a ser só 1.500 euros. Temos dois filhos menores, a estudar, e muitos encargos financeiros: o crédito à habitação, o cartão de crédito e todas as despesas comuns: alimentação, água, luz, gás e telecomunicações. Vivemos sempre apertados. Quando ouvimos falar na necessidade de poupar ficamos muito apreensivos. Será ainda possível poupar?

Sim, ainda é possível poupar!

Toda a família, incluindo as crianças, devem participar na decisão sobre as verdadeiras necessidades de consumo da vossa casa. Assumam o controlo das vossas despesas e façam sempre o vosso orçamento mensal.

Como? Guarda todos os recibos e aponta todas as despesas mensais e faz o cálculo dos vossos gastos. Regista e calcula todos os rendimentos. Depois é simples: subtraís as despesas aos rendimentos e o saldo deve ser positivo.

Toda a família, no dia a dia, tem de começar a gastar menos! Com gestos simples e cuidadosos em casa podes reduzir as faturas do gás, da eletricidade e da água, desligando as luzes e os aparelhos em modo de espera, utilizando as máquinas de lavar com as cargas máximas e temperaturas baixas, fechando as torneiras, etc.

Reduz também os gastos com as comunicações: TV, internet, telemóvel, telefone, e procura os tarifários mais adequados a todos vós.

Utiliza mais os transportes públicos ou anda a pé e reduzirás no combustível. Reduzirás também as despesas domésticas com a diminuição dos desperdícios alimentares!

Planeia as refeições semanais, fazendo uma lista de compras e olhando para a despensa e para o frigorífico. Nas compras, verifica os preços e compara os produtos. As marcas brancas podem ser uma opção interessante. Deves ser fiel à lista e evitar compras supérfluas.

Para reduzir os gastos podes sempre levar o teu almoço e preparar as refeições dos filhos em casa para levar para a escola. 

Assim, com uma boa gestão do orçamento mensal, deves conseguir poupar, mesmo que seja poucos euros. Uma poupança regular pode permitir-te constituir um fundo de emergência para imprevistos, que possam acarretar o aumento das despesas ou a redução do rendimento, como por exemplo uma doença, uma situação de desemprego, cortes salariais...

Uma poupança pode ter também como objetivo planear a compra de um bem ou serviço, como por exemplo a compra de um carro ou o financiamento dos estudos. 

Com uma gestão do orçamento responsável, deves destinar uma parte da poupança à constituição de um complemento de reforma, procurando um investimento seguro. 

Visita o nosso site – www.gasdeco.net – e usa a folha de cálculo que preparámos para as famílias. E fica também a saber mais informação sobre poupança.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade