Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Banco Sabadell de regresso a Portugal: sucursal abre em Lisboa em 2018

Wikimedia commons
Wikimedia commons
Autor: Redação

O Banco Sabadell está a preparar o seu regresso a Portugal. A sucursal do banco espanhol, que está sedeado precisamente em Sabadell, na Catalunha, deverá chegar a território nacional no primeiro trimestre de 2018, isto depois da entidade ter deixado Portugal há um ano, altura em que vendeu a sua participação de 4,08% no BCP. O novo escritório, que ficará localizado no centro de Lisboa, vai concentrar todas as operações corporativas com empresas portuguesas e espanholas.

A notícia é avançada pelo elEconomista, que cita Santiago Tiana, diretor da nova sucursal. O responsável explicou, no entanto, que o escritório não estará na rua. Embora seja legalmente constituída como sucursal para realizar operações no setor bancário, a presença exterior não vai acontecer, já que esta não oferece qualquer vantagem adicional. O responsável frisou que a visibilidade resulta dos clientes que já conhecem o banco.

"O nosso negócio vai concentrar-se em operações corporativas, financiamento de projetos ou créditos", disse Santiago Tiana, adiantando que o Banco de Portugal autorizou, na semana passada, a entrada do Sabadell no país. "Queremos acompanhar e estar perto dos clientes cujos países têm uma forte relação com Espanha”, revelou o diretor do escritório de Lisboa, acrescentando que existem já muitas empresas portuguesas que são clientes do banco em Espanha.

Os novos escritórios, com uma área de 500 metros quadrados (m2), vão localizar-se na Avenida da Liberdade, perto do Marquês de Pombal. Para já vão contar com 12 funcionários, embora se pretenda expandir a equipa para cerca de 20 pessoas nos próximos cinco anos.