Comentários: 0
Refeições fora de casa voltam a estar na moda?
GTRES

E parece que os portugueses estão a fazer cada vez mais refeições fora de casa. As compras de supermercado caíram 2,7% em volume em 2017, o que quer dizer que “os portugueses estão a privilegiar, cada vez mais, o consumo fora de casa”, segundo os dados da Centromarca. A confirmar esta conclusão está, por isso, a performance do segmento da alimentação em casa, “o setor mais afetado no último ano”.

Em 2017 os portugueses foram mais vezes às compras – um crescimento de 0,4% na frequência –, mas compraram menos coisas. Os números constam da 6ª edição do “Marcas + Consumidores”, uma parceria da Centromarca com a Kantar Worldpanel, citados pelo Dinheiro Vivo. Os portugueses estão a comprar menos, mas estão a gastar mais. O preço médio das compras das famílias aumentou 3,4%, segundo os dados da publicação. Uma evolução que resulta de um “efeito conjugado da inflação, apesar de pouco significativa, ainda, com as opções de compra de cada um”, disse Pedro Pimentel, diretor-geral da Centromarca, citado pela publicação.  

“A inflação existe mas é, ainda, relativamente baixa – 0,7% nos produtos alimentares, segundo o INE –, o que se nota é que, com a maior disponibilidade de rendimentos, os portugueses estão a escolher produtos de gamas superiores e com preços mais elevados”, revelou o responsável.

A quebra de consumo verificou-se sobretudo ao nível alimentar. Os dados da Centromarca mostram que 60% da redução em volume se verifica nas categorias de alimentação, com especial destaque para as bebidas açucaradas, afetadas pela nova taxa sugar free. “Nota-se que as famílias consomem com maior cuidado e que há, cada vez menos, sobras nos frigoríficos e nas despensas. Diria que há um afinar de quantidades”, rematou Pedro Pimentel.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade