Comentários: 0

Portugal está em 10º lugar no ranking das democracias a nível mundial. Em causa está um estudo do V-Dem Institute, concretizado através de uma rede global de investigadores e peritos com sede na Universidade de Gotemburgo (Suécia), que avalia a qualidade da democracia em 201 países.

Entre as questões analisadas estão a qualidade da democracia em questões como liberdade, igualdade e participação dos cidadãos, aplicação da lei, conflitualidade entre o poder executivo e o judicial ou o nível de consulta de organizações sociais.

O ranking é liderado pela Noruega e seguem-se no pódio Suécia e Estónia. À frente de Portugal estão ainda Suíça, Dinamarca, Costa Rica, Finlândia, Austrália e Nova Zelândia. No final da lista encontram-se, por esta ordem, Coreia do Norte, Eritreia, Síria e Arábia Saudita.

Portugal é um dos países em contra-tendência, já que a tendência mundial dos últimos 8,10 anos tem sido, não necessariamente de reversão, mas de alguma erosão da democracia, mesmo em democracias estabelecidas. Não só os países que não eram democráticos se tornaram mais autoritários – Rússia, Turquia -, como democracias consolidadas como o Brasil conhecerem deteriorações”, disse Tiago Fernandes, coordenador do projeto V-Dem para a Europa do Sul (Portugal, Espanha, França, Itália e Grécia), citado pelo Público

Segundo a publicação, o projeto V-Dem começou em 2010 a recolher dados para quase todos os países do mundo desde 1900 – e recentemente recuou até à Revolução Francesa (1789-1799), mas para menos países. À escala global, envolve mais de 5.000 pessoas, entre investigadores e peritos consultados para elaboração dos ratings.

De referir que os dados para a Europa do Sul foram calculados a partir das respostas a um questionário feito a cerca de 250 cientistas e peritos nacionais e internacionais, sendo a região que mais peritos consulta. Em Portugal, é financiado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos e a coordenação está a cargo de Tiago Fernandes, do departamento de Ciência Política da Universidade Nova de Lisboa.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta