Comentários: 0

A EDP Distribuição declarou este domingo (14 de outubro de 2018) o Estado de Emergência para o distrito de Coimbra, o mais grave previsto no seu plano de atuação, e admitiu recorrer a meios internacionais para reparar os danos causados pela tempestade tropical Leslie.

“Face aos danos da rede elétrica causados pela passagem do furacão Leslie, os quais foram confirmados durante o dia de hoje [domingo] pela avaliação técnica da EDP Distribuição, [a EDP] declara, para o distrito de Coimbra, o Estado de Emergência, o mais grave previsto no seu plano operacional de atuação em crise, desde as 20h deste domingo”, refere a empresa em comunicado.

Segundo a Lusa, que cita o documento, esta declaração de Estado de Emergência “resulta de acontecimentos com grandes repercussões e concretiza-se na mobilização, com âmbito nacional, de todos os meios humanos, materiais e equipamentos disponíveis na empresa, seus prestadores de serviço e fornecedores”. “Poderá também ser ponderado, em caso de necessidade, o eventual recurso a meios internacionais”, concluiu a elétrica.

Anteriormente, a EDP Distribuição já tinha avançado que os danos provocados pela passagem da tempestade tropical eram “muito significativos” na rede de distribuição de energia. No mesmo balanço, feito às 19h de domingo, a empresa confirmou que estavam sem energia elétrica cerca de 100.000 casas.  

“A EDP Distribuição mantém um contingente de mais de 500 operacionais no terreno, tendo mobilizado, desde cedo, equipas noutros locais do país”, referiu a elétrica, salientando que “está, como sempre, fortemente empenhada e a desenvolver todos os esforços para a normalização do serviço de fornecimento de energia tão rapidamente quanto possível”.

A passagem do Leslie por Portugal, no sábado e domingo, provocou um morto, 28 feridos ligeiros e 61 desalojados, tendo a Proteção Civil mobilizado 8.217 operacionais, que tiverem de responder a 2.495 ocorrências, sobretudo queda de árvores e de estruturas e deslizamento de terras.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade