Comentários: 0
Quase 80% dos portugueses têm dificuldades em pagar as contas
Picsea on Unsplash

Mais de três quartos das famílias portuguesas “veem-se aflitas” para pagar as contas. E deste total, 7%, ou seja, cerca de 300 mil famílias, vivem em situação de pobreza. Apenas 23% dos agregados familiares nacionais vivem desafogados e têm qualidade de vida, segundo o primeiro barómetro da Deco Proteste.

A Deco avaliou o nível de vida com base na facilidade que as famílias têm ou não em fazer face a seis grandes conjuntos de despesas: habitação, saúde, alimentação, educação, mobilidade e tempos livres. Na habitação, a manutenção é um encargo que 55% dos portugueses têm dificuldade em pagar e, para quase 50%, as contas da luz, da água e do gás também são fonte de preocupação. Na saúde, os constrangimentos atingem 45% das famílias. 

Cerca de 59% das famílias têm bastantes dificuldades em suportar também os encargos com a saúde oral. Despesas com óculos e aparelhos auditivos não ficam atrás. “Fazer face a esta despesa é exercício de contorcionismo para a maioria (59%)”, diz a Deco.

Um Portugal de contrastes

Entre os quase 2 mil inquiridos, apenas 23% admitem viver com conforto. O índice do barómetro situou-se em 44,5 pontos, ou seja, no intervalo de dificuldades financeiras (entre 29,7 e 51,8 pontos).

Quase 80% dos portugueses têm dificuldades em pagar as contas
Deco Proteste

Rita Rodrigues, das relações institucionais da Deco, diz que as "conclusões são preocupantes" e mostram que a "classe média que empobreceu no período da troika (…) não conseguiu recuperar".

"O nosso Barómetro mostra-nos um Portugal de contrastes: o País melhora nos indicadores económicos, mas as famílias enfrentam muitos constrangimentos na gestão diária" e "as perspetivas para o futuro também não são animadoras", diz Rita Rodrigues, citada pela revista Deco Proteste.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta