Comentários: 0
Novas notas de 100 e 200 euros já em circulação
GTRES

Por estes dias irão começar a chegar às mãos dos portugueses as novas notas de 100 e 200 euros. Têm a mesma cor, menor dimensão, novos elementos de segurança e podem circular em simultâneo com as antigas, não sendo necessário trocá-las. São as últimas da série “Europa” e mais fáceis de verificar através do método “tocar, observar e inclinar”.

Com a entrada em circulação das novas notas de 100 e 200 euros fica concluída a implementação da série "Europa" do euro, que se iniciou em 2013, e que decorreu de forma gradual, ao longo de vários anos e por ordem crescente de denominação das notas.

A série “Europa” oferece melhor proteção contra a contrafação, tornando as notas de euro ainda mais seguras. As novas notas de 100 e 200 incluem os mesmos elementos de segurança que a nota de 50, nomeadamente um retrato na marca de água e no holograma, e ainda elementos novos e atualizados, que dificultam a contrafação, mas continuam a ser de fácil verificação.

“As novas notas de 100 e 200 euros têm agora a mesma altura que a nota de 50, o que facilita o processamento e tratamento por máquinas. Além disso, cabem melhor nas carteiras de quem as utiliza e têm maior durabilidade, visto que estão sujeitas a menor desgaste e deterioração”, indica o Banco Central Europeu (BCE) em comunicado.

As notas de 100 são a terceira denominação de notas de euro mais utilizada, a seguir às de 50 e de 20. Segundo o BCE, a procura de notas de 100 e 200 está a aumentar a uma taxa anual de, respetivamente, 7,6% e 8,6%.

As “velhas” notas continuarão a circular a par das novas notas e serão retiradas de circulação gradualmente. Neste link é possível consultar o folheto informativo das novas notas.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta