Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Greve dos combustíveis: o melhor é moderar o consumo (e a lista de postos prioritários)

Autor: Redação

O Governo veio, esta terça-feira, apelar aos portugueses a moderação do consumo de combustível durante a greve dos motoristas de matérias perigosas, marcada para o dia 12 de agosto, por tempo indeterminado. A anunciada paralisação, convocada pelo Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) e pelo Sindicato Independente dos Motoristas de Mercadorias (SIMM), promete voltar a gerar o caos no abastecimento, à semelhança da anterior. Caso tenhas uma emergência, apresentamos-te a lista dos 333 postos prioritários.

“É preciso que as pessoas tentem moderar os consumos, se evitem deslocações desnecessárias em dias de greve, é preciso encarar com alguma calma e tranquilidade. Vai causar transtornos, não temos dúvidas, mas é preciso que os portugueses reajam com maturidade”, disse o ministro Adjunto e da Economia em entrevista à RTP, recordando que a greve acontece em pleno período de férias e incêndios.

Para minorar os efeitos da greve dos transportadores de combustíveis, em meados de agosto, o Governo já admitiu a utilização das forças armadas, declarando que têm “suficientes motoristas” para transporte de combustível "em caso de necessidade".

O Governo terá que fixar os serviços mínimos para a greve, depois das propostas dos sindicatos e da ANTRAM terem divergido entre os 25% e os 70%, bem como sobre se incluem trabalho suplementar e operações de cargas e descargas.

Encher o depósito a tempo e horas e onde abastecer se tudo falhar

Entretanto, e para evitares longas filas para chegar às estações de serviço naquela data que se aproxima, ou ficares mesmo com o tanque vazio sem poderes circular, seja para trabalhares ou desfrutares das férias, o melhor é mesmo ires-te organizando para encher o depósito a tempo e horas.

Se acabares por deixar passar o tempo e acabares por ter um apuro de última hora, fica a saber que há uma rede 333 locais que vão ter abastecimento prioritário - mas claro, à semelhança da outra greve, deverá ser racionado. Esta é a lista que te pode valer ouro dentro de duas semanas.