Em causa está o projeto Rede Cais do Tejo, que é apresentado esta quarta-feira pela Câmara Municipal de Lisboa.
Comentários: 0
Táxis fluviais chegam a Lisboa no verão
Svetlana Gumerova on Unsplash

Apanhar um barco sem hora marcada para atravessar o rio Tejo entre Lisboa e a Margem Sul será uma realidade a partir do verão. “Estão criadas todas as condições para termos táxis fluviais no rio Tejo”, revelou Teresa Leal Coelho, vereadora do PSD em Lisboa e autora desta ideia, adiantando que “a Uber mostrou-se interessada” no negócio.

Em causa está o projeto Rede Cais do Tejo, que é apresentado esta quarta-feira (8 de janeiro de 2020) pela Câmara Municipal de Lisboa (CML) e que vai implicar a recuperação de postos de acostagem dos dois lados do rio por parte da associação de turismo da região e a utilização dos terminais fluviais da Transtejo/Soflusa. Segundo o Dinheiro Vivo (DV), a partir do verão ficarão disponíveis mais de uma dezena de locais para colocar as embarcações.

Na margem norte poderão ser utilizados locais como a Marina do Parque das Nações, Cais da Matinha, Terreiro do Paço, Cais do Sodré, Cais do Gás, Alcântara e Belém enquanto na Margem Sul, além de Cacilhas, Trafaria, Porto Brandão, Barreiro, Seixal e Montijo, será recuperado o cais do Ginjal. A utilização das infraestruturas depende de acordos com a Transtejo e com a administração do Porto de Lisboa, escreve a publicação.

“Podemos aumentar a mobilidade dentro e fora de Lisboa, sobretudo do lado do rio, aproximando as populações”, destacou Teresa Leal Coelho, adiantando que, a nível económico, “poderão ser desenvolvidos novos negócios para fins recreativos e contribuir para melhorar o rendimento das famílias”.

Uber de olho no negócio

Também fica aberta a porta a serviços como o Uber Boat (já testado na Nigéria), em que a plataforma norte-americana explora um serviço de transporte fluvial de passageiros através de uma aplicação, refere o DV. 

Entretanto, citada pelo Público, a vereadora disse que “a Uber mostrou-se bastante interessada” no negócio, que no fundo passa por “utilizar modos mais flexíveis de transporte” na capital.

De referir que ideia de aproveitamento do rio Tejo para táxis fluviais foi uma das medidas propostas por Teresa Leal Coelho enquanto candidata do PSD à CML, em 2017. “No mandato anterior, já tínhamos defendido a devolução do Tejo à cidade. Estes projetos já existem em várias cidades europeias”, contou, citada pelo DV.

Na segunda fase do projeto, “a médio prazo”, poderão ser recuperados os cais existentes em concelhos como “Oeiras, Vila Franca de Xira, Loures e Alcochete”, acrescentou a vereadora. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta