Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Chamadas por telefone fixo têm os dias contados? Caíram 15% num ano

Anacom
Anacom
Autor: Redação

O volume de tráfego em minutos originado na rede telefónica fixa caiu 15% em 2019 face a 2018, o equivalente a 722 milhões de minutos. Trata-se da maior redução registada desde 2015, revelou esta terça-feira (3 de março de 2020) a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), em comunicado.

Segundo a entidade, “esta evolução está associada à crescente utilização de comunicações móveis e de comunicações através da Internet (serviços OTT – over-the-top)”. 

A Anacom adiantou ainda foram consumidos, em média por mês, 67 minutos por acesso, dos quais 48 minutos em chamadas fixo-fixo, 8 minutos em chamadas fixo-móvel e 4 minutos em chamadas internacionais.

“O serviço telefónico fixo atingiu 5,1 milhões de acessos no final de 2019, mais 1,1% que no ano anterior (correspondente a 55 mil novos acessos), aumento devido sobretudo aos acessos suportados em redes de fibra ótica e de TV por cabo (+327 mil acessos), que mais do que compensaram a diminuição dos acessos analógicos (-210 mil acessos), dos acessos RDIS (-45 mil acessos) e dos acessos fixos suportados em redes móveis (-17 mil acessos). No final de 2019, os acessos suportados em redes alternativas à rede tradicional (acessos analógicos e RDIS) representavam 76,4% dos acessos telefónicos principais”, lê-se no documento.