Dicas para ajudar a triunfar nesta estratégia de pagar as contas e conseguir guardar dinheiro para o futuro, num contexto de crise.
Comentários: 0
Como é possível poupar em plena pandemia?
Photo by Mathieu Stern on Unsplash

A taxa de poupança disparou a nível nacional, em termos médios. Mas continua a ser um desafio para muitos portugueses pagar as contas - com alguns dos gastos a terem aumentado, como as faturas da luz e água, com o teletrabalho e a escola virtual - e deixar de parte algum dinheiro para o futuro. Damos agora algumas dicas para ajudar a triunfar nesta estratégia de poupar mais.

A Deco Alerta é uma rubrica semanal destinada a todos os consumidores em Portugal que é assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor* para o idealista/news.

Neste período tão difícil que todos nós atravessamos, devido à pandemia da Covid-19, será possível poupar?

Poupar não é fácil, sobretudo em tempo de crise e quando somos confrontados com falsas estratégias de poupança. Referimo-nos a estratégias comerciais que têm o resultado contrário ao que publicitam. Ao invés de poupar, o consumidor só gasta!

Deixamos-te, por isso, algumas dicas para sobreviver a estes truques do mercado:

  • Promoções “pague 2 e leve 3” são, frequentemente, um bom exemplo de uma falsa ação de poupar, pois acabas por comprar o que nem precisas, aproveitando uma “óptima promoção”. Portanto, antes de comprar esses produtos em promoção pensa bem e, no caso de produtos perecíveis, verifica também a data de validade.
  • Compras online impõem, também muitas vezes, um limite mínimo de gastos para que possas ter os portes de envio gratuitos, o que leva os consumidores a adquirir mais produtos do que aqueles que são necessários. Para além de que, se analisarmos cuidadosamente a situação, o gasto com essas compras extra é superior ao valor dos portes de envio.

Traça claros objetivos de poupança. Estes são um bom incentivo para estabelecer metas e planos de ação.

Deixamos também alguns conselhos para os mais gastadores:

  1. Fixa um limite máximo dos gastos por semana, levanta esse montante à segunda e faz os possíveis para não teres de movimentar mais a tua conta até domingo.
  2. Deposita numa conta à parte o dinheiro que pretendes poupar. Isto fará com que te “esqueças” daquele montante para os gastos mensais, reduzindo o risco de gastar de forma supérflua.
  3. No caso de utilizares cartão de crédito, tenta efetuar pagamentos nas alturas em que não está sujeito aos juros. Se ainda não tens um cartão deste cariz, mas pretendes contratar, procura um cartão de crédito sem anuidade. Conhece mais conselhos e estratégias no nosso site.

*Conta com o apoio do gabinete de proteção financeira da DECO através dos números de telefone 21 371 02 38 ou 22 339 19 61, dos endereços eletrónicos gas@deco.pt ou gas.norte@deco.pt. Podes também marcar atendimento via skype. Segue-nos na página de Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e Linkedin.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta