Comentários: 0
Futebol português em números – contribuiu com mais de 494 milhões para o PIB na época 2019/2020
EY

O futebol profissional português contribuiu com mais de 494 milhões de euros para o Produto Interno Bruto (PIB) na época 2019/2020, um período já marcado pela chegada da pandemia da Covid-19, sendo responsável por pelo menos 3.163 postos de trabalho e mais de 142 milhões de euros em impostos. Estas são algumas das conclusões a retirar da quarta edição do Anuário do Futebol Profissional Português, produzido pela consultora EY em parceria com a Liga Portugal.

Segundo o anuário, divulgado na semana passada, o valor fica “aquém da real dimensão da indústria, uma vez que não contempla impactos indiretos e induzidos”. “Este valor é o resultado de uma época atípica, marcada pela crise pandémica, cujos impactos foram vários. A paragem da Liga NOS a 10 jornadas do seu término, assim como a suspensão da LigaPro na mesma altura, impactou significativamente não só a situação financeira das Sociedades Desportivas, mas também o modelo competitivo. O planeamento de atividades da Liga Portugal foi forçosamente alterado devido aos condicionalismos impostos”, conclui o documento.

De referir que o futebol profissional em Portugal gerou, apesar dos efeitos causados pela crise pandémica, mais de 750 milhões de euros de volume de negócios e mais de 778 milhões de euros em receitas.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta